Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Audiência vai discutir serviços públicos para pessoas em situação de rua

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Ministério Público da Paraíba vai realizar, no dia 9 de agosto, uma audiência sobre no funcionamento da rede de atenção à população em situação de rua nos municípios paraibanos. O evento, promovido pelo Núcleo de Políticas Públicas do MPPB, ocorrerá às 9h, no auditório da sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa.

O edital de convocação para a audiência foi publicado no Diário Oficial Eletrônico da última terça-feira (17). De acordo com o coordenador do Núcleo de Políticas Públicas, procurador Valberto Lira, serão convocados representantes dos municípios de Bayeux, Cabedelo, Campina Grande, João Pessoa, Patos e Santa Rita, onde já existe a rede de atenção implantada.

Na programação da audiência, os gestores da Assistência Social dos municípios convocados farão exposição sobre os serviços existentes. As inscrições para manifestação durante a audiência de outros órgãos, entidades, institutos, movimentos, organismos ou lideranças, em número máximo de cinco, deverão ser feitas exclusivamente de forma presencial, a partir da abertura.

O procurador Valberto Lira destaca que as pessoas em situação de rua, dada sua situação de vulnerabilidade, são titulares do direito à assistência social, sendo, inclusive, destinatárias dos serviços de abrangência municipal ou regional previstos na Resolução nº 109/2009 do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). São eles: Serviço Especializado em Abordagem Social; Serviço de Acolhimento Institucional para População de Rua; Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro-POP); Serviço de Acolhimento em República; Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) e Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif).

Valberto Lira ressalta ainda que a Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social fixa a responsabilidade dos municípios na prestação dos serviços socioassistenciais consistentes em atividades continuadas que visem à melhoria de vida da população, incluindo as pessoas em situação de rua.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais