Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Audiência pública discute LDO 2010

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2010 (LDO) foi tema de uma audiência pública realizada hoje na Assembléia Legislativa da Paraíba. A LDO orienta a elaboração dos Orçamentos Fiscal, da Seguridade Social e de Investimentos das Empresas Estatais para o exercício financeiro do próximo ano.

Na ocasião o secretário do Planejamento e Gestão do Estado, Ademir Alves de Melo fez uma ampla explanação das bases legais do Planejamento Governamental, citando o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei de Orçamento Anual (LOA). O orçamento previsto para 2010, conforme foi apresentado, gira em torno de 6 bilhões de reais, cerca de 10% a mais que no ano passado.

Ele explicou que a LDO 2010 está delineada com suporte em quatro políticas centrais (política econômica, política social, política ambiental e política espacial) e em seis vetores estratégicos. De acordo com o titular da Seplag, a meta para a taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) paraibano para 2010 é de cerca de 7,4%, mas poderá sofrer adequação.

“Mesmo em quadro nacional recessivo, o montante de 135,8 milhões projetados para 2010 mostra o esforço do governo para atender ao Programa de Ajuste Fiscal (PAF), assim como na busca pelo equilíbrio das contas públicas”, afirmou o secretário Ademir Alves.

As ações e metas prioritárias foram elencadas como: educação e cultura; saúde; agricultura; infraestrutura viária, logística de transportes, infraestrutura hídrica; habitação e saneamento; segurança pública; geração de renda e negócios; programas de natureza social; meio ambiente; gestão e participação social.

Os deputados Leonardo Gadelha (PSB), Carlos Batinga (PSB), Zenóbio Toscano (PSDB) e João Gonçalves (PSDB), Dunga Júnior (PTB), presidente da Comissão de Orçamento da ALPB, além de representantes de entidades da sociedade civil organizada ocuparam a tribuna para emitir opiniões e fazer questionamentos acerca da LDO para o próximo ano.

O relator da LDO 2010, deputado Aguinaldo Ribeiro (PPS) fez uma análise técnica da peça e solicitou que em um prazo de 48 horas o Governo do Estado encaminhe para a Comissão de Orçamento os anexos (que não tinham sido enviados antes) apresentados na audiência pública, além da previsão do percentual da receita corrente líquida que será destinada para a reserva de contingência, conforme prevê artigo da Lei de Responsabilidade Fiscal.“Para que possamos fazer o juízo de valor para a elaboração do nosso relatório no que diz respeito à LDO como sua peça final”, disse o parlamentar.

Após a chegada material do Poder Executivo, ficou estabelecido que os deputados terão um prazo de cinco dias para a apresentação de emendas à LDO, que deve que ser apreciada e votada pela Casa de Epitácio Pessoa até o dia 20 de junho.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais