Um manifesto assinado por representantes do movimento cultural de João Pessoa será entregue a pré-candidata do PSB, Estelizabel Bezerra, nesta quinta-feira (16). O encontro vai reunir artistas, produtores, ativistas, agentes e pesquisadores no campo da cultura. A entrega acontece às 19h, no Casarão Phelipeia, centro histórico da Capital. Leia o manifesto na íntegra:
MANIFESTO DE APOIO A ESTELIZABEL
Artistas, ativistas, agentes e produtores culturais de João Pessoa
Nós, que na luta diária construímos um ideário de sociedade justa, democrática e detentora de direitos, expressamos neste manifesto o nosso desejo pelo fortalecimento e ampliação do projeto cultural implantado em João Pessoa desde janeiro de 2005.
Nestes oito anos acompanhamos o exponencial aumento de investimentos no campo da cultura. Enquanto em 2004 o ex-prefeito Cícero Lucena findava sua gestão alocando pouco mais de um milhão de reais em ações culturais – 0,2% da receita da época –, em 2011 a Prefeitura concluiu o ano investindo 16,9 milhões em políticas públicas de cultura – representando 1,84% da receita municipal.
A garantia de recursos possibilitou que a cidade experimentasse uma nova forma de elaborar e gerir estas políticas, através de programas, projetos e ações pontuais ou contínuas.
Destacamos o Circuito Cultural das Praças e a circulação de aproximadamente 400 grupos, artistas e manifestações da cultura tradicional. Um projeto que garante a geração de renda direta para mais de oito mil pessoas.
No quesito formação, o projeto Oficinas Culturais nos Bairros – também de caráter descentralizador – agrega durante um semestre centenas de artistas, mestres da cultura e arte-educadores para um trabalho de inclusão através dos seus saberes e fazeres.
Mais do que colocar em circulação os artistas de João Pessoa, estas iniciativas se consolidam através da formação, empoderamento e garantia de acesso aos bens culturais da cidade, principalmente nas áreas de vulnerabilidade social e espaços comunitários.
Em oito anos a cidade também se consolidou como um destino cultural para turistas e visitantes através da realização de eventos gratuitos, que garantem shows e espetáculos de qualidade, sem apelo popularesco, nem cordão de isolamento.
Estamos no caminho certo. O caminho da participação e mobilização através dos fóruns, conselhos e Conferências de Cultura. Reconhecemos que é preciso fortalecer e ampliar estes espaços, por isso ressaltamos a necessidade de empoderá-los como forma de assegurar-lhes, a partir da organização coletiva, a responsabilidade na definição de escolhas e diretrizes.
Acreditamos na arte como elemento meio. O fim sempre será o povo. Por isso, ressaltamos o nosso desejo em permanecer neste caminho, confiando a Estelizabel a tarefa de guiar, ampliar e aprimorar esta caminhada.
Muriçocas de Miramar
Em seu perfil na rede social facebook, a pré-candidata à prefeitura de João Pessoa (PB), Estelizabel Bezerra (PSB), comemorou a boa aceitação e receptividade dos foliões que comparecerem ao desfile das Muriçocas de Miramar, na noite desta quarta-feira de fogo, como é conhecida a quarta-feira que antecede o carnaval pessoense.
Ao tempo em que ressaltou a alegria e a garra da militância Girassol presente ao desfile das Muriçocas, a socialista afirmou que “a cumplicidade a acrobacia do frevo se torna mais um passo para a nossa caminhada”.
Estelizabel agradeceu aos profissionais da saúde e da segurança que trabalharam para o êxito da festa e pautou o bloco Cafuçu, o mais irreverente das prévias carnavalescas da capital, que sai nesta sexta-feira (17) do Ponto de Cem Réis, como a próxima parada para quem curte o carnaval de João Pessoa.
Veja a mensagem postada por Estelizabel:
“Ontem, quarta feira de fogo, descemos a Epitácio com alegria e garra que só a militância Girassol sabe ter.
O entusiasmo de nosso Bloco encontrou ressonância entre os foliões. Num clima amistoso e de cumplicidade a acrobacia do frevo se torna mais um passo para a nossa caminhada.
Agradeço pela participação e boas energias da passarela. O clima de paz e cordialidade, marca das muriçocas, tornou ameno o trabalho dos profissionais de saúde e operadores da Segurança Pública que estavam a postos.
Vamos em frente. Para quem curte o carnaval de Jampa, o Cafuçu é a próxima parada.”