Atividades marcam Dia Municipal da Paz no Trânsito

O Dia Municipal da Paz no Trânsito será comemorado nesta sexta-feira (24). Para marcar a data, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), com apoio de órgãos parceiros, programou uma série de atividades em pontos estratégicos da cidade com o objetivo de disseminar entre os pessoenses a cultura da paz para um trânsito mais seguro e humanizado.
 
Adesivagem, atos religiosos, carreata, intervenções impactantes, mobilização nas redes sociais e distribuição de material educativo serão ações que vão acontecer ao longo do dia para chamar a atenção da população. A mensagem que a PMJP preparou para o Dia Municipal de Paz no Trânsito vai trazer para o centro das discussões questões importantes como à imprudência, o consumo de bebidas alcoólicas e a alta velocidade ao volante, atitudes perigosas que acabam aumentando os acidentes de trânsito e matando milhares de pessoas.
 
A abertura do evento acontecerá às 9h, no Parque Solon de Lucena (Lagoa – Monumento a Pedra do Reino) com a participação de equipe da Semob, familiares de vítimas de acidente de trânsito e órgãos parceiros. Às 11h será realizada uma carreata da Lagoa, seguindo pela Avenida Epitácio Pessoa, até o cruzamento da Rua João Domingos, onde será feita uma oração pelas pessoas que foram vítimas da violência no trânsito.
 
Das 14h às 16h, em Mangabeira, a ação acontecerá nas proximidades do Mercado Público. Às 17h, uma missa em Ação de Graças será celebrada na Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Miramar. O evento será encerrado no Busto de Tamandaré das 19 às 22h. Em locais de acidentes serão instalados painéis pedindo Paz no Trânsito.
 
Redes sociais – Durante todo o dia dicas de segurança no trânsito serão compartilhadas pelos perfis do Twitter (@pmjponline e @semobjp) e do Facebook (https://www.facebook.com/pmjponline e https://www.facebook.com/semobjp ). O aplicativo que pode ser acessado diretamente pelo navegador por meio do link https://twibbon.com/Support/paz-no-transito-2 insere automaticamente a marca da campanha “Eu quero paz no trânsito” no avatar de cada pessoa nas redes sociais.
 
“Neste dia 24, queremos mostrar à população que a mudança de atitude de cada um no trânsito, respeitando sua vida e a do próximo, pode gerar benefícios para todos”, disse o superintendente da Semob, Nilton Pereira de Andrade.
 
Para o superintendente adjunto, Roberto Pinto, o “Dia Municipal da Paz no Trânsito” este ano vai ser um marco na cidade. “Vamos convocar a população para se engajar na defesa da paz no trânsito. Temos que assumir um compromisso para acabar com essa violência, com simples mudanças de atitude, obedecendo às leis e sendo mais gentil. Queremos paz no trânsito”.
 
São parceiros efetivos da ação: Semob, Secretaria Municipal de Saúde, Comitê Municipal de Acidentes e Violência, Departamento de Estradas de Rodagem do Estado da Paraíba (DER), Câmara Municipal de João Pessoa, Sest/Senat, Ordem dos Advogados do Brasil, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Rodoviária Federal e Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), além de familiares de vítimas da violência no trânsito.
 
Lei – A lei que instituiu 24 de Janeiro como “Dia Municipal da Paz no Trânsito” é de autoria do vereador Bruno Farias (PPS). O evento consta no calendário oficial de eventos do município desde 2010. De acordo com a lei, a data tem o objetivo de promover campanhas educativas, estimular práticas cidadãs no trânsito e melhorar a qualidade de vida da população. 
 
Confira a programação
Sexta-feira – 24 de janeiro – Dia Municipal da Paz no Trânsito
– 9h – Abertura do evento- Parque Solon de Lucena ( Lagoa- Monumento Pedra do Reino)
– 11h  – Carreata em direção a Rua João Domingos x Epitácio Pessoa. Nesse local será feita uma oração com familiares e órgãos parceiros pelas vítimas da violência no trânsito
– 14h às 16h – Mangabeira (Mercado Público)
– 17h – Missa em Ação de Graças às vítimas de acidentes de trânsito (Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Miramar)
– 18h30 às 22h – Encerramento – Busto de Tamandaré (Banco do Brasil)

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.