Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Atenção primária é alternativa para garantir saúde no envelhecimento dos brasileiros

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O número de brasileiros com idade acima dos 65 anos deve quadruplicar até 2060, chegando a 58,4 milhões de pessoas, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso é reflexo da queda das taxas de natalidade e de mortalidade registradas no país. A maior expectativa de vida exige ações que garantam um envelhecimento saudável. A alternativa mais eficiente encontrada pelas operadoras de planos de saúde para alcançar esse objetivo é o investimento em programas eficazes de atenção primária à saúde.

De modo resumido, a atenção primária é uma forma de intervenção precoce na história natural das doenças, para evitar a necessidade de intervenções mais drásticas e emergenciais, como internações e procedimentos cirúrgicos.

Esse é um caminho promissor já identificado e adotado, por exemplo, pela Geap, autogestão que administra planos de saúde para servidores públicos, em todo País. A Operadora criou a Política Mais Saúde, que referencia programas estratégicos em várias frentes de atenção primária à saúde.

Um deles é o Programa Idoso Bem Cuidado. Além de atendimento com médico geriatra, gerontólogo e generalista, nutricionista e psicólogo, isentos de coparticipação, o programa inclui os resultados em um Registro Eletrônico de Saúde, que permite o acompanhamento e o monitoramento de cada um.

Essa estratégia preventiva acerta em cheio, especialmente, as necessidades do público com mais de 80 anos. Resultado que é ainda mais positivo para o público atendido pela Geap, tendo em vista que a Operadora tem o maior percentual da sua carteira de beneficiários composto por idosos. Sem contar que, entre eles, há mais de 500 centenários.

Para a Diretora de Saúde da Geap, Luciana Rodriguez, doutora em Bioética, programas como esse vão estimular as pessoas a preservarem sua saúde com ações permanentes e cotidianas, o que evitará que os idosos precisem procurar constantemente atendimento clínico para tratamento de doenças que poderiam ser evitadas.

“A saúde precisa de cuidados permanentes e precoces. A inclusão de práticas de estímulo e promoção à saúde, desde cedo, na vida das pessoas é a garantia de um futuro envelhecimento saudável e longevo”, declarou Luciana Rodriguez.

Mas não é apenas a população idosa que está crescendo. O total de habitantes em todas as faixas etárias também está. Ainda conforme projeção da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, toda a população brasileira chegará ao seu máximo no ano de 2030, quando atingirá um total 204,3 milhões de habitantes. Para 2035, a projeção é de que esse número caia para 200,1 milhões.

Por isso, os diversos públicos demandam ações de atenção primária. Notando essa necessidade, a Geap Saúde também criou, dentro da Política Mais Saúde, outros programas paralelos, direcionados a perfis específicos, como os programas Saúde da Criança e do Adolescente (para beneficiários de zero a 18 anos), Saúde da Mulher e Saúde do Homem, sem falar de outros mais estratégicos como Hiperdia, Movimente-se com Saúde, Saúde Mental e Expande.

Assim como Luciana Rodriguez, o Gerente de Atenção e Promoção à Saúde da Geap (Geprom), Breno Piovezana, mestre e graduado em Enfermagem, confirma que a assistência primária da saúde garante a qualidade de vida das pessoas. “Além disso, ações como esta reduzem danos e agravos por doenças, sem falar na diminuição de custo assistencial a médio e longo prazos, reduzindo a utilização de serviços de saúde de alta complexidade”, concluiu.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas

Acidente próximo ao viaduto do Forrock

Motociclista sofre parada cardíaca após acidente e é reanimado pela PRF na BR-230

Jucélio Dantas é acusado de assassinar kaliane Medeiros

Caso Kaliane: ex-namorado é condenado a 30 anos por homicídio e feminicídio

Casa da Pólvora

Funjope apresenta projetos de ocupação da Casa da Pólvora com dança e literatura

Major Sidnei 1

Prefeito de Sapé denuncia ação de golpistas que utilizam seu nome para compras

PF polícia federal

Sistema do governo é invadido e dinheiro para pagar servidores é desviado