Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Associação busca erradicar falta de registro de nascimento na Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A campanha deste ano da Associação Nacional dos Defensores Públicos em parceria com outras Associações Estaduais e Defensorias Públicas, sob o tema “Defensoras e Defensores Públicos pelo direito à documentação pessoal: onde existem pessoas, nós enxergamos cidadãos”, conta na Paraíba, com o apoio da Associação dos Notários e Registradores.

Segundo o presidente da Anoreg-PB, Germano Toscano de Brito, a falta de registro dos nascidos está praticamente erradicada no Estado, onde existem apenas focos pontuais, que a entidade está se empenhando muito em eliminar, através da Associação de Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-PB) com a ajuda da Corregedoria-geral de Justiça, não só por iniciativa própria, mas até por objeto de responsabilidade social.

“Temos feito o máximo possível nesse sentido, inclusive louvamos a iniciativa da Associação Nacional dos Defensores Públicos, para que seja incrementada o mais rapidamente possível essa nefasta ocasionalidade, porque o cidadão só passa a ser cidadão quando é registrado”, afirmou Germano, que lembrou ainda ser esse registro gratuito.

Equívoco comum

Ele lembrou que muitas pessoas confundem falta de certidão com registro e esclareceu que a diferença é que o registro são as anotações oficiais feitas no Cartório de Registro Civil das Pessoas naturais e a certidão é a prova desse registro. E citou que na Paraíba são registradas por mês cerca de quatro a cinco mil pessoas e por ano cerca de 65 a 75 mil pessoas.

“Não se trata de sub-registro. O que existe é a falta do registro. Muitas vezes as pessoas estão registradas, mas não têm a certidão e declaram não ser, o que ocasionalmente pode dar uma leitura que não é verdadeira ao número de pessoas sem registro”, concluiu,

A defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes e o presidente da Associação Paraibana dos Defensores Públicos, Ricardo Barros agradeceram e destacaram o qualificado apoio à campanha, que pretende mostrar ao longo deste ano que a Defensoria Pública tem o papel de ajudar na obtenção da documentação, auxiliando a todos no exercício pleno de cidadania, de forma simples, rápida e gratuita.

Consequências da falta do registro

No Brasil, mais de 3 milhões de pessoas não possuem certidão de nascimento. Sem o registro civil, não é possível obter os demais documentos como carteira de identidade (RG), CPF, título de eleitor, carteira de trabalho dentre outros. Sem a documentação básica não é possível ter acesso a serviços públicos e nem participar de programas. O sub-registro (falta de documento) atinge especialmente as populações vulneráveis, como a população indígena, quilombola, em situação de rua e LGBTT.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

17115638376604643d0d721_1711563837_3x2_lg

Confiante em soltura, Robinho diz que passará a Páscoa em casa, segundo agentes

joaocampina

Montadora e Centro de Distribuição garantem investimentos de R$ 100 milhões e geração de 500 empregos em Campina Grande

unnamed-2-3

Luiz Couto declara apoio à pré-candidatura de Luciano Cartaxo em João Pessoa

ilamiltonsimplicio

Médico é preso em Piancó por agredir ex-esposa ao sair de audiência de divórcio

pagamentos1

Creci-PB: Prazo para pagar anuidade 2024 pelo valor original termina domingo

Luciano Cartaxo 2

Cartaxo diz que PT abre diálogo para candidatura  com perspectiva de vitória

Ruy, Vené, Efraim e Pedro no evento de apoio a Ruy

MDB e União Brasil Oficializam apoio a pré-candidatura de Ruy Carneiro em JP

Mãe de santo denuncia racismo religioso

MP notifica Uber após denúncia de racismo religioso praticado por motorista contra mãe de santo

renangiucelia (1)

Parceria entre CREA-PB e Mútua gera benefícios aos profissionais

Cida Ramos

Cida diz que está tranquila com fim de prévia e que está firme como única pré-candidata do PT