Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Assentados de Sousa vão receber terras

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O governador José Maranhão anunciou que no próximo dia 10 será assinado termo de concessão de terras do Governo do Estado para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), determinando a posse de terrenos para agricultores assentados numa área de 997 hectares nas Várzeas de Sousa. O anúncio aconteceu durante visita àquele assentamento na tarde do último sábado (30).

Com a decisão, cerca de 100 famílias serão beneficiadas. Este ano, eles deverão colher cerca de 100 toneladas de milho, 30 toneladas de feijão e já criam aproximadamente 100 cabeças de gado. “Vamos aumentar essa produção”, garantiu o coordenador da ONG Via Sertaneja, Fernando Perissé.

Maranhão visitou o local acompanhado dos secretários Francisco Sarmento (Infraestrutura), Rui Bezerra Cavalcante (do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca-Sedap) e Lena Guimarães (Comunicação). O governador foi recebido pelos assentados e ouviu da agricultora Francinete Luguinho de Sousa (Neta) palavras emocionadas de elogios à decisão, afirmando que as famílias estavam ali “para resistir e edificar”.

‘Neta’ disse que aquelas famílias esperavam por aquele momento há cinco anos, quando foi iniciada a luta pelas terras. “Recebemos promessas do governo passado, mas nunca fomos atendidos”, se queixou. E concluiu: “agora vai haver paz entre nós”.

Ao assumir o compromisso com os moradores da localidade, o governador disse que eles podiam confiar porque “não tenho o defeito de fazer promessa e não cumprir”. Em poucas palavras, Maranhão disse que ao tomar conhecimento da reivindicação determinou estudos sobre os aspectos legais e jurídicos por parte da Procuradoria Geral do Estado. “Vamos atender as reivindicações”, garantiu.

Solução rápida – Fernando Perissé criticou o governo passado. Disse que em três oportunidades assistiu comemorações emocionadas de promessas de resolver o problema. “Até a saída do governante não houve solução”, lembrou.

“Governador, durante cinco anos esse povo vive debaixo de barracos, convivendo com animais peçonhentos. Agora, em apenas 100 dias houve uma resposta que já era esperada há cinco anos”, disse emocionado.

Perissé fez questão de elogiar os secretários Francisco Sarmento, Rui Bezerra e o procurador Marcelo Weick. Para ele, os três auxiliares do governo atual “foram os pilares para uma solução estudada no gabinete do procurador geral do Estado, quando foi mostrado que havia vontade política do governo de corrigir a injustiça”.

Irregularidades – Perissé denunciou que 1.800 hectares das Várzeas de Sousa, divididos em 178 lotes e destinados a pequenos agricultores, “foram distribuídos a pessoas com alta condição de vida, inclusive para uma professora da Universidade Federal do Ceará, empresários, parentes de políticos e até uma pessoa que reside em um edifício em João Pessoa”. Ele afirmou que foram feitas denúncias ao Ministério do Desenvolvimento Agrário.

O coordenador da ONG Via Sertaneja é carioca, executivo (foi diretor de marketing da Bolsa Brasileira de Futuro, ligada a Bolsa de Futuro do Rio de Janeiro); se tornou voluntário em projetos sociais, trabalhou nas comunidades da Rocinha e Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, com o objetivo de tirar crianças da situação de risco. Está na Paraíba há seis anos, iniciando um trabalho social em Cajazeiras e agora também em Sousa.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

João Pessoa, turismo, foto site do governo da pb

Paraíba atinge média de 88% de ocupação hoteleira no feriadão

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Carteira de trabalho 1

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego em 10 municípios, a partir de segunda-feira

Ataques aos Três Poderes

Maioria dos brasileiros é contra anistia para responsáveis pelo 8/1, aponta Datafolha

Gualter Ramalho

Presidente da Unimed JP anuncia ampliação de unidades de atendimento

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial. Ordem do dia.

Plenário analisa indicações da Presidência da República para diretorias de agências reguladoras e para a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Em pronunciamento,  senador José Maranhão (MDB-PB).

Foto: Pedro França/Agência Senado

Câmara faz homenagem póstuma ao ex-governador José Maranhão

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024