Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Assembleia vai debater greve dos defensores públicos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A greve dos defensores públicos estaduais, que já dura quase dez meses, será tema de uma sessão especial promovida pela Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba (ALPB). O requerimento foi encaminhado nesta quarta-feira, 2, à mesa diretora da Casa e a iniciativa da propositura é do deputado estadual Lindolfo Pires (DEM), primeiro-secretário do Legislativo estadual. O Cerimonial da Casa ainda irá definir a data e o horário da sessão.
 
A greve dos defensores públicos na Paraíba teve início em 14 de agosto de 2009. “Isso tem dificultado ainda mais para que a população mais carente tenha acesso à Justiça”, lamenta Lindolfo Pires, lembrando que, de acordo com as estatísticas, cerca de 80% dos brasileiros é o público alvo da Defensoria Pública.
 
Além da melhoria das condições de trabalho e do aumento do quadro dos defensores públicos, a categoria tem como principal reivindicação, conforme o parlamentar, o cumprimento da emenda constitucional 45/2.004, que assegura às Defensorias Públicas Estaduais autonomia funcional e administrativa, facultando-lhes a iniciativa de sua proposta orçamentária, conforme previsto no parágrafo 2º, do artigo 134, da Constituição Federal.
 
“Uma greve que se estende há quase dez meses deveria merecer, por parte do governo do estado, uma atenção toda especial, ao contrário do que hoje ocorre, onde o silêncio caracteriza um desrespeito à classe e à população mais carente”, denuncia Lindolfo Pires.
 
“Muito diferente de quando, ao usar a tribuna do Senado, em 19 de maio de 2004”, recorda Lindolfo, “o senhor José Maranhão (hoje governador do estado), ressaltava a imperiosa necessidade de ‘inserir na reforma do Judiciário garantias para que a Defensoria Pública possa funcionar com dignidade e com auto-estima, que lhe é necessária, para se dedicar melhor à causa dos mais humildes, dos mais necessitados’”.
 
Para o deputado, por promover a prática dos direitos humanos e a cidadania, a Defensoria Pública merece o devido respeito e reconhecimento de seu trabalho e de sua luta em defesa dos mais carentes.
 
Convidados – Para a sessão especial, serão convidados o presidente do Sindicato dos Defensores Públicos do Estado da Paraíba, Levy Borges de Lima; o presidente da Associação Paraibana dos Defensores Públicos, Enriquimar Dutra da Silva; o presidente da OAB-PB, Odon Bezerra Cavalcanti Sobrinho; o secretário de estado da Administração, Antônio Fernandes Neto; e o procurador-geral do estado, José Edísio Simões Souto.
 
“Vamos mobilizar o Poder Legislativo e os defensores públicos para um amplo debate, que possa subsidiar e sensibilizar o governo do estado para uma solução definitiva desta greve”, avisa Lindolfo Pires.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

sergioqueoroz

Sérgio Queiroz adia anúncio de pré-candidatura depois de desculpas do PL

saojoaodesape (1)

São João de Sapé tem Xand Avião, Zé Vaqueiro e Maiara e Maraisa

luizcoutofrente

Luiz Couto apresenta R$ 59 milhões em emendas para investimentos na PB

bolsonaro e walber virgolino em cabedelo 130424

Jair Bolsonaro visita feira e faz passeata com apoiadores em Cabedelo

X rede social

Diretor jurídico que representava X no Brasil renuncia ao cargo

alcool FOTO juca varella agencia brasil

Agevisa restringe venda livre de álcool a 70% na Paraíba a partir de 30 de abril

livros FOTO Pixabay

FLIDI: Festa Literária de Dona Inês celebra literatura e educação no clima frio da serra paraibana

vacina seringa FOTO Pixabay

Paraíba tem Dia D de vacinação contra influenza e multivacinação

viatura pcpb FOTO Ascom PCPB_

Travesti é assassinada no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa

mega sena agencia brasil

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 56 milhões