A Assembleia Legislativa da Paraíba promove hoje um debate na cidade de Campina Grande que envolve questões ligadas diretamente ao meio ambiente da região Nordeste. Trata-se da Pré-Conferência Estadual de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga, que será realizada no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande, evento que já conta com mais de 500 inscrições.
A Pré-conferência, que será aberta pelo presidente do Poder Legislativo, deputado Ricardo Marcelo (PSDB), é um evento preparatório da Conferência Rio + 20, que será ocorrerá em junho deste ano, na cidade do Rio de Janeiro, e se propõe a ser o maior acontecimento mundial no segmento da Ecologia, segundo informou o deputado Francisco Quintans (DEM), coordenador da Agenda Positiva da ALPB.
Francisco Quintas revelou que, durante o encontro em Campina Grande, os participantes vão elaborar um documento mostrando uma radiografia atual do Bioma Caatinga, as dificuldades, soluções e potencialidades deste ecossistema. “Na Pré-Conferência, vamos elaborar um documento, denominado "Carta da Paraíba", a qual contará com sugestões dos deputados
A Pré-Conferência vai reunir em Campina Grande representante de todos os segmentos envolvidos de forma direta e indiretamente na questão do Bioma Caartinga, tais como universidades, instituições, ONGs e bancos oficiais, conforme revelou o deputado Quintans.
Os trabalhos propriamente ditos serão iniciados com a palestra “Contextualização Sobre a Conferência Regional do Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caartinga – a Caatinga na Rio + 20 e os produtos e serviços oferecidos pelo Banco do Nordeste para o Bioma”, a ser proferida pelo técnico Izidro Soares Barreiro Junior, gerente de desenvolvimento territorial do BNB.
O evento seguirá com uma série de palestras e mesas redondas, tendo como ponto alto a Oficina que abordará os seguinte tema: “Políticas Públicas voltadas para o bioma Caatinga: estratégias de implantação e possibilidades de integração; ações e propostas para o manejo sustentável do Bioma Caatinga; e o papel dos diversos atores na promoção do desenvolvimento sustentável do bioma caatinga”.
Programação:
08h30 – Abertura
8h35 – Formação da mesa e fala das autoridades
09h – Palestra: Contextualização Sobre a Conferência Regional do Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga – a Caatinga na Rio + 20 e os produtos e serviços oferecidos pelo Banco do Nordeste para o Bioma.
Palestrante: Izidro Soares Barreiro Junior, gerente de desenvolvimento territorial do BNB.
10h10 – Lanche
10h30 – Palestra: Bode, Turismo e Arte gerando emprego e renda no município mais seco do Brasil: A Experiência de Cabeceiras no Cariri Paraibano.
Palestrante: Arnaldo Júnior – consultor do Sistema Sebrae e ex-prefeito de Cabaceiras.
10h50 – Palestra: Experiências Exitosas de Mine e Pequenos Produtores Inseridos na Área de Abrangência do Bioma Caatinga na Paraíba.
Palestrante: Giovani Medeiros – presidente da Emater-PB.
11h10 – Palestra: Potenciais de Desenvolvimento e Experiências Exitosas de Micro e Pequenos Empreendimentos Localizados na Área de Abrangência do Bioma Caatinga na Paraíba.
11h30 – Debate e chamada para a oficina da tarde.
12h00 – Almoço
13h30 – Oficina sobre os seguintes eixos: Políticas Públicas voltadas para o bioma Caatinga: estratégias de implantação e possibilidades de integração; ações e propostas para o manejo sustentável do bioma caatinga; e o papel dos diversos atores na promoção do desenvolvimento sustentável do bioma caatinga.
Mediador: Daniel Duarte – professor da Universidade Federal da Paraíba e pesquisador do INSA.
16h30 – Debates e contribuições dos presentes.
17h00 – Encerramento