Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Assembleia Legislativa realiza sessão em homenagem às mulheres

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

 A Assembleia Legislativa da Paraíba realiza na próxima quarta-feira, dia 16, às 11 horas, Sessão Especial proposta pela deputada Daniella Ribeiro, em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres. A propositura foi aprovada por unanimidade.

 
Deverão comparecer à sessão representantes da sociedade civil, cujas mulheres serão homenageadas pelo Poder Legislativo paraibano. Mulheres de vários Municípios do Estado estão convidadas para se fazer presente à homenagem do Poder Legislativo paraibano.
 
Daniella destaca que na Assembleia ainda “somos poucas, com relação ao número de deputados. A bancada feminina é constituída por Eva Gouveia, Francisca Motta, Gilma Germano, Léa Toscano, Olenka Maranhão e Daniella Ribeiro. Porém, vamos conquistando nossos espaços e outras vitórias”. No total são 36 deputados com assento na Casa Epitácio Pessoa, sendo apenas seis mulheres parlamentares. Daniella também deseja homenagear as suas colegas de Parlamento que representam a população paraibana.
 
O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que essas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. As operárias dessa época eram submetidas a um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.
 
Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, nos Estados Unidos, decidiram paralisar os seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs.
 
Em 1910, durante a segunda Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres.
 
O dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nessa data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas

Acidente próximo ao viaduto do Forrock

Motociclista sofre parada cardíaca após acidente e é reanimado pela PRF na BR-230

Jucélio Dantas é acusado de assassinar kaliane Medeiros

Caso Kaliane: ex-namorado é condenado a 30 anos por homicídio e feminicídio

Casa da Pólvora

Funjope apresenta projetos de ocupação da Casa da Pólvora com dança e literatura

Major Sidnei 1

Prefeito de Sapé denuncia ação de golpistas que utilizam seu nome para compras

PF polícia federal

Sistema do governo é invadido e dinheiro para pagar servidores é desviado