Assembleia Legislativa homenageia centenário do IFET-PB

O centenário de fundação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFET/PB) antigo Cefet, foi tema de uma sessão especial conjunta promovida pela Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal de João Pessoa, realizada nesta sexta-feira (18.09), no auditório Professor José Marques, localizado na própria instituição, na capital.

A solenidade atendeu a três proposituras parlamentares e foi prestigiada por professores, alunos, parlamentares, ex-diretores, ex-reitores e autoridades dos governo municipal de João Pessoa e do governo do estado.

Na ocasião, o reitor do IFET-PB, João Batista de Oliveira Silva foi agraciado com a entrega da mais alta comenda do Poder Legislativo paraibano, a Medalha e o Diploma de Epitácio Pessoa; e com a Medalha de Mérito Darcy Ribeiro. Ele também representou a unidade federal na homenagem em comemoração dos 100 anos da instituição, que funciona em nove campi espalhados no Estado. Requerimentos de autoria dos deputados estaduais, Romero Rodrigues (PSDB), Leonardo Gadelha (PSB) e Raniery Paulino (PMDB).

A homenagem teve inicio com um discurso do deputado Raniery Paulino, que ressaltou que as transformações sociais do País, passam pela educação. “O futuro é produto do que fizemos ontem e do que estamos realizando hoje. A solução para a desigualdade está na qualidade da educação pública”, disse parafraseando o senador Cristóvão Duarte. Ainda segundo ele, o IFET, antes conhecida como Escola Técnica Federal, revolucionou a educação na Paraíba e é um dos responsáveis pelo desenvolvimento do estado.

Em seguida, foi feita a entrega da Medalha Darcy Ribeiro ao reitor João Batista de Oliveira, pelas mãos do deputado estadual João Gonçalves (PSDB), e do professor Rômulo Gondim, ex-reitor do IFET, e atual subsecretário municipal da Educação, que na oportunidade representou o prefeito Ricardo Coutinho.   Já, a Medalha e o Diploma Epitácio Pessoa foram entregues pelo deputado federal Manoel Júnior (PSB) e pela secretaria adjunta de estado da Educação, Emilia Freire.

O reitor João Batista de Oliveira iniciou o seu discurso de agradecimento, saudando a Mesa Diretora da Sessão Especial e ao publico presente, também formado por colegas e familiares. “Sou dominado por um sentimento indescritível no instante em que recebo essas comendas, honrarias concedidas a poucos. Da mesma forma agradeço a Deus, que tem sido generoso e benevolente para comigo. Trabalhei duro e seriamente para viver um momento com este, e seria utópico se dissesse que nunca sonhei com ele”, afirmou, ressaltando que o Brasil nunca viveu um momento de tamanha expansão do ensino tecnológico e profissional.

 

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.