O Poder Legislativo estadual se instalou hoje em Cajazeiras, município paraibano distante 480 km de João Pessoa, ao realizar sessão especial para entrega de honrarias e uma audiência pública itinerante, em conjunto com a Câmara de Vereadores municipal.
A propositura foi apresentada pelo deputado estadual José Aldemir (DEM), primeiro a falar na Câmara Municipal de Cajazeiras, quando leu mensagem do presidente da Assembléia Legislativa da Paraiba, deputado Arthur Cunha Lima, justificando a ausência no evento de hoje.
Cajazeiras, conhecida como a cidade que ensinou a Paraíba a ler, está em clima de festa desde o início da semana, comemorando os 146 anos de emancipação política do Município. Dentro da programação de aniversário, a Assembléia concedeu a medalha Epitácio Pessoa, maior comenda do Legislativo paraibano, ao professor universitário e historiador, José Antônio de Albuquerque.
José Aldemir falou da importância que tem a Medalha de Epitácio Pessoa. “Esse gesto configura o respeito e o conhecimento formalizado legalmente por todo um poder representativo ao professor, historiador e comunicador, que tem uma trajetória fecunda, agora coroada com a concessão da medalha”, observou o deputado.
Na oportunidade, o jornalista Gilson Souto Maior, natural de Campina Grande, também recebeu o título de Cidadão Cajazeirense, proposto pelo vereador Francisco das Chagas Amaro da Silva (PMDB). “Gilson foi um companheiro nosso de rádio em Cajazeiras nas décadas de 60 e 70, mesmo morando em Campina Grande e depois João Pessoa nunca perdeu o vínculo com nossa terra”, justificou o vereador.
A sessão na Câmara Municipal de Cajazeiras foi concorrida, contando com a presença de autoridades locais, alem do senador Efraim Morais (DEM-PB), deputado federal Rômulo Gouveia (PSDB), dos deputados estaduais Aguinaldo Ribeiro (PP), Branco Mendes (DEM), Nivaldo Manoel (PPS) e Leonardo Gadelha (PSB), Jeová Campos (PT) e Antônio Mineral (PSDB).