Assembleia do Tocantins realiza hoje eleição indireta; Gaguim é favorito

Governador interino do Tocantins desde a cassação de Marcelo Miranda (PMDB) pelo Tribunal Superior Eleitoral, há um mês, o presidente da Assembleia do Estado, Carlos Henrique Gaguim (PMDB), é o favorito para vencer a eleição indireta para o mandato tampão no governo estadual hoje, às 20h.

Os deputados estaduais vão decidir quem vai comandar o Estado até o fim de 2010. Miranda, que governava desde 2003, foi cassado por abuso de poder político nas eleições.

Vinte e um dos 24 deputados já anunciaram que vão votar em Gaguim. Eles argumentam que a permanência do interino vai garantir a "governabilidade". O favoritismo é tão evidente que Gaguim se recusou a deixar o governo e retornar hoje à Assembleia para votar.

Há possibilidade de dois votos contrários ao interino ou abstenções, por parte dos deputados Toinho Andrade (DEM) e Raimundo Moreira (PSDB). O democrata é aliado da senadora Kátia Abreu, líder do partido no Estado, que rompeu com Gaguim após breve aproximação depois da cassação de Miranda.

O tucano é um dos principais aliados de José Wilson Siqueira Campos (PSDB), que foi governador do Estado por três vezes e é opositor do atual governo. O peemedebista terá dois adversários: o ex-vereador de Palmas Joaquim Rocha (PHS) e o professor universitário Adail Carvalgo (PSDC).

Antes da eleição, a entrada de Gaguim no governo interinamente alterou o mapa político do Estado. O presidente da Assembleia conseguiu formar uma coalizão com ao menos sete partidos (PMDB, PPS, PDT, PV, PR, PP e PSC), gerou crise no DEM e esvaziou um dos mais tradicionais grupos políticos do Estado, a "União do Tocantins", comandada por Siqueira Campos.

Contrários à decisão do DEM de romper com Gaguim, a deputada federal Nilmar Ruiz e três deputados estaduais deixaram a sigla. Ontem, o DEM foi ao Tribunal Regional Eleitoral para impugnar a candidatura de Gaguim argumentando que ele não deixou o cargo para concorrer.


Folha Online

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.