Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Assembleia discute transposição do São Francisco hoje

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O projeto de transposição de águas do rio São Francisco volta a ser tema de discussão na Assembleia Legislativa da Paraíba, durante reunião a ser realizada na tarde de hoje, no mini-plenário deputado Judivan Cabral. O evento faz parte dos trabalhos preparatórios do seminário a ser realizado no dia 22 de março, dia mundial da água, com o objetivo de alertar as autoridades públicas e ao mesmo tempo cobrar agilidade na realização de obras de licença ambiental, esgotamento sanitário, tratamento de resíduos e drenagem dos rios e cidades que serão contemplados com as águas do São Francisco.
 
As informações foram prestadas pelo deputado Francisco Quintans (DEM), responsável pela coordenação do seminário. O deputado informou que as obras exigidas pelo governo federal são fundamentais para que a água do São Francisco possa entrar no Estado, através de dois canais; um pelo cariri e o segundo pelo sertão. “A Assembleia Legislativa é o fórum de discussão desse anseio do povo paraibano”, declarou.
 
Segundo o deputado Quintans, as obras de responsabilidade do governo da Paraíba estabelecidas com o governo federal estão bastante atrasadas e há o risco do não uso das águas do São Francisco pelos paraibanos, exatamente pela não realização das condicionantes exigidas pelo governo federal. “Sem as obras de infra-estrutura, que infelizmente estão atrasadas, a Paraíba corre o risco de não receber as águas do rio São Francisco”, alertou.
 
O acordo entre os governos federal e estadual para a realização das obras foi iniciado na gestão do então governador Cássio Cunha Lima, inclusive com abertura do processo de licitação, conforme informou o parlamentar. “Infelizmente as obras que cabe ao Estado foram paralisadas no governo Maranhão. Contudo, precisamos retomar essa discussão e acreditamos que atual governador Ricardo Coutinho, com a sensibilidade que já demonstrou sobre o assunto, vai dar continuidade as obras para que a Paraíba não fique de fora deste grandioso projeto de transposição”, comentou.
 
Francisco Quintans informou ainda que a reunião vai contar com a participação de engenheiros, professores universitários, técnicos do segmento hídrico, além de representantes da sociedade civil organizada. Já o seminário contará com a presença de técnicos do ministério do Desenvolvimento regional, segundo revelou o deputado.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais