Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Assembleia discute contratação de agentes de segurança penintenciária

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

 A possibilidade de contratação dos Agentes de Segurança Penitenciária aprovados no último concurso realizado pelo Governo do Estado foi tema de uma sessão especial conjunta entre a Assembléia Legislativa da Paraíba e a Câmara Municipal de João Pessoa na manhã desta quarta-feira (06.05). As proposições foram do O concurso para o provimento de duas mil vagas foi realizado no ano passado e o resultado divulgado no mês de outubro. Segundo Anselmo Vasconcelos Costa, membro da Comissão dos Concursados, do total de aprovados, apenas 600 fizeram o curso de formação na EGEPEN e os demais aguardam a convocação. “Queremos reivindicar a convocação para o curso de formação, que representa a terceira etapa. A verba para a formação existe desde dezembro”, afirmou. Ele disse ainda que cerca de 20% dos que fizeram o curso, já pediram exoneração.
Na ocasião, os concursados assinaram uma procuração para que um advogado entre com uma ação na Justiça requerendo o ingresso no curso de formação.
O deputado Romero Rodrigues ocupou a tribuna do plenário Deputado José Mariz para lembrar da importância dos concursos como forma de promover a reoxigenação da administração pública, especialmente na área de segurança pública. “Há uma grande necessidade do preenchimento. A segurança dos apenados está sendo feita por policiais militares, que deveriam estar fazendo a segurança da população. Por isso fazemos um apelo para a contratação”, disse o parlamentar.
Já o vereador Bruno Farias, ressaltou que o foco da sessão foi sensibilizar os responsáveis pela Administração Penitenciária para a problemática dos agentes. “Pedimos que o apelo não seja recebido como confronto político. As pessoas que estão aqui só tem compromisso com a cidadania e o desenvolvimento do Estado. Queremos o estabelecimento de um cronograma para a convocação dos aprovados”, observou.
O secretário de Administração Penitenciária, Roosevelt Vita, assegurou que todos os aprovados serão chamados e treinados, conforme preveem as prerrogativas constitucionais, ressaltando que não há ilegalidade no tempo da contratação, uma vez que o concurso tem validade por dois anos e prorrogáveis por mais dois. “O governador já confirmou a disposição em contratar 300 em setembro e no início do ano outros aprovados, conforme a adequação da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010”, acrescentou.
Como encaminhamento da sessão, conforme informou o deputado Romero Rodrigues, será feito um requerimento para a formação de uma Comissão Suprapartidária com a finalidade de acompanhar a situação dos aprovados.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos