Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Assembleia deve votar quatro MPs do Executivo na próxima semana

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

As quatro Medidas Provisórias de autoria do governador Ricardo Coutinho (PSB), que começaram a tramitar hoje, devem ser votadas na Assembleia Legislativa na próxima semana. A informação é do presidente da Casa, deputado estadual Ricardo Marcelo (PSDB), que já convocou as comissões de Constituição e Justiça, de Orçamento e a de Administração e Serviço Público para oferecer pareceres sobre as matérias.
 
A primeira a ser reunir será a de Constituição e Justiça, nesta quarta-feira, 19, pela manhã. A CCJ tem em suas atribuições oferecer pareceres sobre a constitucionalidade e jurisdicionalidade das matérias. Para a quinta-feira, 20, o presidente da Assembleia prevê as reuniões distintas das comissões de Orçamento e de Administração e Serviço Público.
 
"Estamos encurtando os prazos regimentais e essas matérias devem seguir para apreciação e votação em plenário já na próxima semana", disse Ricardo Marcelo.
 
Uma Medida Provisória tem força de lei e validade por 90 dias, renovável por igual período. A Assembleia, contudo, tem até o dia 31 deste mês para a votação, já que no dia 1º de fevereiro tem início a nova legislatura. "Não haverá dificuldade na apreciação e votação dessas MPs. Com certeza elas serão votadas sem problemas, dentro dos prazos regimentais", salientou Marcelo.
 
O presidente da Assembleia Legislativa ressaltou que cabe agora promover a tramitação das MPs dentro da normalidade constitucional. "Avaliamos que são medidas necessárias, dentro das propostas de ajuste fiscal e equilíbrio financeiro que estão sendo implementadas pelo governador. O Legislativo, sem dúvida alguma, dará sua contribuição, apreciando e votado tais propostas", disse.
 
Segundo a mensagem do Executivo, convocando extraordinariamente a Assembleia Legislativa, são quatro Medidas Provisórias. A primeira altera dispositivos da lei nº 8.186, de 17 de março de 2007, redefinindo estruturas administrativas do Poder Executivo. A segunda dispõe sobre a nulidade de atos administrativos, praticados pelo chefe do Poder Executivo entre 1º de julho e 31 de dezembro do ano passado. A terceira dispõe sobre a implantação da atualização a que se refere a lei nº 9.317, de 30 de dezembro de 2010. E, a quarta, cria o Programa de Apoio ao Empreendedorismo na Paraíba – Empreender-PB, redominando o programa "Meu Trabalho", estabelecendo regra para sua gestão e seu funcionamento.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente

Caixa econômica 22

Bancos funcionam normalmente hoje e fecham na sexta-feira

Dívidas, consulta

Governo prorroga Desenrola pela segunda vez; prazo vai até 20 de maio

Mercado em JP

Veja funcionamento dos mercados, feiras e shoppings populares nesta quinta e sexta-feira

Bica 1

Bica abre nesta quinta e sexta-feira e promove caça aos ovos no Sábado de Aleluia

Cadeado, prisão

Justiça mantém prisão de médico que agrediu ex-esposa após audiência de divórcio