Assembleia anuncia plano de ação do SOS Seca PB

Dando continuidade às ações da Campanha SOS Seca PB, lançada na última terça-feira (15), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) reuniu, na manhã desta quinta-feira (17), parte da imprensa paraibana, no restaurante Canelle, para apresentar um plano de ações, que será desenvolvido nos próximos dias, para intensificar a coleta de assinaturas do abaixo-assinado para reforçar, junto às autoridades federais e estaduais, a “Carta da Paraíba”, documento oficial da campanha – que é fruto da “Caravana da Seca”, realizada pelos deputados estaduais no mês de dezembro de 2012.
 
A Caravana da ALPB teve como objetivo verificar in loco a situação de calamidade enfrentada pela população em diversas regiões da Paraíba, em decorrência da seca, e cobrar soluções urgentes das autoridades para o problema. O presidente da ALPB, deputado Ricardo Marcelo (PEN), destaca que a Campanha é um movimento suprapartidário e regional para chamar a atenção do Governo Federal para ações emergenciais e duradoras sobre a convivência com a seca.
 
A “Carta da Paraíba” reúne as deliberações da incursão, que passou por mais de 50 municípios e percorreu mais de dois mil quilômetros. No documento, constam as principais ações estruturantes para o semiárido, a exemplo de ampliar a operação carro-pipa; aumentar a distribuição de ração animal; limpar barragens; recuperar e instalar poços; distribuir cestas básicas; reativar e desburocratizar o Programa do Leite; revitalizar perímetros irrigados; encontrar solução definitiva para o endividamento dos produtores do semiárido com o BNB; implantar adutoras; massificar a construção de cisternas; criar programa de geração de renda para o sertanejo e driblar o êxodo rural; despoluir rios e açudes que receberão águas da transposição do Rio São Francisco.
 
O deputado Francisco de Assis Quintas (Democratas), presidente da Frente Parlamentar da Seca da ALPB, explicou que o objetivo é conseguir, até o próximo dia 31 de janeiro, no mínimo 400 mil assinaturas de apoio a campanha para cobrar da presidente Dilma Rousseff (PT) ações estruturantes para combater a seca no semiárido. Para isto, na próxima semana será colocada, em parceria com as prefeituras, equipes nas ruas de todas as cidades paraibanas. “Temos uma equipe montada, mantendo entendimentos com todos os prefeitos, para deixar uma cota para cada prefeitura e Câmara de Vereadores e, assim, cada município possa dar sua contribuição ao movimento”, comentou.
 
Quintans (Democratas) também destaca o engajamento das Assembleias Legislativas de outros estados do Nordeste e do segmento religioso na campanha. Ele revelou que, juntamente com o presidente Ricardo Marcelo, está mantendo contatos com os presidentes das outras Assembleias para solicitar apoio ao abaixo-assinado e a receptividade das casas legislativas está sendo muito boa. “Com a sensibilização de todos vamos conseguir estas assinaturas para reforçar o nosso relatório e alcançar o objetivo que trazer soluções para a convivência com a estiagem, que é um problema de todos os nordestinos”, afirmou.
 
Copa Nordeste – Quintans também comemorou a possibilidade das equipes do Sousa e Sport Recife entrarem no estádio Marizão, no próximo domingo (20), durante a abertura da Copa Nordeste, com faixas de apoio à Campanha. “Isso é muito importante, mostra a preocupação de todos com este problema, com esta Campanha, que não é só da Assembleia, e sim dos mais de 12 milhões de nordestinos que clamam por água na região do semiárido”, sustentou.
 
Além de Quintans, os deputados Edmilson Soares (PEN), Branco Mendes (PEN), Raniery Paulino (PMDB), José Aldemir (PEN), João Gonçalves (PEN), Anísio Maia (PT), Domiciano Cabral (Democratas) e Trócolli Junior (PMDB) participaram do evento no Cannelle. 

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.