Assembleia aciona Procuradoria para garantir lei sobre fim da cobrança de estacionamento em shoppings

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino, disse hoje que já acionou a Procuradoria Jurídica da Casa para que seja apresentado um recurso contra a decisão da Justiça que suspendeu a Lei que dispensava os clientes do pagamento da taxa de estacionamento de shopping centers em João Pessoa.

Adriano disse que entende a argumentação dos magistrados que decidiram derrubar a lei, mas que ele acha que existe um viés de estímulo ao consumo que pode ser encontrado para viabilizar a aplicação da lei.

E é com base nesse entendimento que o presidente da Assembleia encarregou a Procuradoria Jurídica da Casa para elaborar um recurso para tentar a manutenção e consequente efeito da lei.

As informações foram dadas por Adriano Galdino, por telefone, durante entrevista ao Jornal da Manhã da Jovem Pan João Pessoa. Adriano está em Sergipe, Aracaju, participando do Parla Nordeste.

Não chegou a durar 24 horas os efeitos da lei que dispensava os clientes do pagamento da taxa de estacionamento de shopping centers em João Pessoa. Com decisões da juíza Silvanna P. B. Gouveia Cavalcanti, da 2ª Vara de Fazenda Pública da Capital (Mangabeira e MAG); Aluísio Bezerra Filho, da 6ª Vara de Fazenda Pública (Tambiá), e Flávia da Costa Lins Cavalcanti, da 1ª Vara de Fazenda Pública (Manaíra Shopping), os principais estabelecimentos da capital paraibana estão autorizados a manter a cobrança da taxa, sem que os órgãos de defesa do consumidor possam lavrar multas.

“O Supremo Tribunal Federal já assentou, em diversas oportunidades, que a disciplina acerca da exploração econômica de estacionamentos privados refere-se a Direito Civil, sendo, portanto, de competência privativa da União, nos exatos termos do art. 22, I, da Constituição Federal. A regulamentação da modalidade de cobrança de estacionamentos urbanos possui relação direta com o direito à propriedade, na medida em que institui limitação ao pleno exercício desse mesmo direito no âmbito das relações contratuais”, narrou Aluísio Bezerra em sua decisão. O argumento é o mesmo seguido pelas magistradas que apreciaram outros recursos dos shoppings.

As decisões estão sendo proferidas à medida que cada recurso impetrado por shoppings, supermercados ou centros comerciais chegam ao Tribunal de Justiça da Paraíba.

A polêmica começou ontem pela manhã com a promulgação, pelo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (PSB), de uma lei aprovada pelos deputados e apresentada por Taciano Diniz (Avante). Ela isentava a cobrança para permanências inferiores a 20 minutos nos estacionamentos dos shoppings, supermercados e centros comerciais e ainda previa que os clientes cujo consumo fosse igual ou superior a 10 vezes o valor da taxa estariam livres do pagamento pelo estacionamento.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Luiz Couto divulga R$ 3 bilhões em emendas e garante ser candidato à reeleição

Operação do Gaeco prende defensor e assessor suspeitos de ameaçar testemunhas e destruir provas na Operação Integridade

PF monitorou encontro de prefeito eleito de Cabedelo e outros investigados em operação

Anteriores

iemanja-praça-joao-pessoa-imagem-restaurada

Festa de Iemanjá acontece neste domingo em João Pessoa, na Praia de Tambaú

estrada FOTO Pixabay

Motociclista morre em queda de moto próximo ao acesso ao aeroporto, em Bayeux

bicicleta FOTO Pixabay

Ciclista morre atropelado por carro na BR-230, em Sousa

mega sena FOTO rafa neddermeyer agencia brasil

Paraíba tem 28 apostas ganhadoras na Mega-Sena desse sábado

empresario morto aeroporto guarulhos sp FOTO recordtv

Polícia prende suspeitos de participar do assassinato de empresário no Aeroporto de Guarulhos

Homem morre após ser atingido por queda de muro no Sertão da Paraíba

Homem morre após ser atingido por queda de muro no Sertão da Paraíba

chuva santa catarina FOTO coredec SC

Defesa Civil prevê chuva forte até segunda-feira em Santa Catarina

dinheiro_real FOTO Pixabay

Governo da Paraíba paga segunda parcela do 13º salário dos servidores na segunda-feira

caso genivaldo gas viatura PRF sergipe

Três ex-policiais rodoviários são condenados pela morte de Genivaldo dentro de viatura com gás

preso FOTO Pixabay

Homem é preso suspeito de vários roubos e furtos em lojas de Patos durante a semana