Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

A(s) casa(s) das letras: APL, APLJ, AFLA-PB, APCA … 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Excluindo o “s” colocado entre parênteses nas duas palavras iniciais do título destes escritos, fica clara a referência ao livro “A casa das letras”, de autoria do jornalista Abelardo Jurema Filho, lançado na recente quarta feira, 10 de agosto. E este lançamento aconteceu em uma “casa” cujo objetivo vai além das letras, porquanto seu próprio nome é bem mais abrangente: Centro Cultural Ariano Suassuna (CCAS), vinculado  ao Tribunal de Contas do Estado. O CCAS foi o local para a respectiva sessão especial, ali realizada como início de seu novo projeto, “Letras Vivas”, projeto entusiasticamente exposto por seu presidente, Flávio Sátyro Filho!

Um comentário sobre o livro “A casa das letras” mais se adequa em um artigo específico para tal, porquanto o que mais nos move, desta feita, é uma referência e reverência ao evento em si, ou seja, a esta sessão especial em que este 6º livro de Abelardo Jurema Filho foi lançado, evento que reuniu muitas personalidades de várias outras “casas das letras”, como obviamente são a Academia Paraibana de Letras (APL) que é a motivação principal dessa obra de Abelardo Jurema Filho; a Academia Feminina de Letras e Artes da Paraíba (AFLA-PB); a Academia de Letras Jurídicas da Paraíba (ALJ-PB), a Academia Paraibana de Medicina (APM); a Academia de Cordel do Vale do  Paraíba (ACVP); e, por nós representada em face de especial delegação da presidente Luciana Rabay, a Academia Paraibana de Ciência da Administração (APCA).

Se na quarta feira a exaltação às letras e à cultura ocorreu em razão do lançamento do livro de Abelardinho, a quinta feira, 11 de agosto, também é data de acontecimento semelhante, eis que a Academia de Letras Jurídicas da Paraíba realiza sessão especial para dar posse à sua nova diretoria, tendo como presidente Eitel Santiago de Brito Pereira, sucedendo a outro nome das letras jurídicas na Paraíba, Alberto Sales.

Mas, a semana tem ainda mais “letras”, letras que sempre correspondem a cultura, e também ciência: – na sexta feira, 12 de agosto, a Academia Paraibana de Ciência da Administração (APCA), em sessão especial, vai comemorar a recente passagem da data alusiva à sua fundação, ou seja, celebrará seus 11 (onze) anos de atividades!

E enquanto elaboramos estes escritos, eis que nos chega um convite para a sessão especial conjuntamente promovida pela Academia Paraibana de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba (outra “casa de letras”, embora voltada para registrar a história e nossa geografia). Esta sessão especial tem como programação a homenagem póstuma a ser prestada ao ex-integrante dessas duas instituições: o imortal Otávio Sitônio Pinto! Será dia 18 de agosto, às 17 horas, na APL.

Estas nossas “casas das letras” são um orgulho pra toda Paraíba!

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos

Draco hoje

Policial Civil é baleado durante operação para desarticular depósito de armas em Cabedelo