Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Artistas negam apoio a Maranhão durante entrega de manifesto

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O poeta Lau Siqueira, atual secretário de Desenvolvimento Social da prefeitura de João Pessoa, emitiu um email recheado de críticas ao recente manifesto de parte do segmento artístico paraibano à candidatura do governador licenciado da Paraíba, José Maranhão (PMDB). À manifestação de Lau, somou-se a de diversos outros integrantes do movimento cultural do Estado. Alguns disseram ter assinado o documento com a intenção de sugerir melhorias nas políticas culturais do Governo, mas que não teriam sinalizado com adesão ao projeto de reeleição do governador paraibano.

A cantora e compositora Patrícia Moreira, por exemplo, negou que tivesse assinado o manifesto pró-Maranhão. “Vários jornalistas me ligaram hoje o dia todo para saber dessa suposta adesão a José Maranhão. Minha resposta é simples: não declarei meu apoio a ninguém”, ressaltou.

O escritor Heriberto Coelho declarou que compareceu ao Centro Histórico apenas participar da entrega de um manifesto que pedia apoio do Governo do Estado para a classe artística. “Não declaramos apoio a Maranhão. Fomos lá apenas para entregar um documento que reivindicava o apoio do Governo para os artistas, nada mais. Pedi a Walter Santos que retirasse meu nome da lista de apoiadores do atual governador, pois não é verdade” – referindo-se a lista que foi reproduzida na coluna do jornalista Walter Santos.

Já o diretor Edilson Alves se disse indignado com a afirmação de que está ao lado do candidato à reeleição. “Não autorizo ou autorizei o uso do meu nome como apoio a José Maranhão. Não declarei meu voto durante a entrega do manifesto, que foi direcionado ao Governo do Estado e não a pessoa do então governador. Mas agora faço questão de declarar: meu voto é de Ricardo”, disse.

Após inúmeras manifestações de artistas que se disseram inconformados de terem seus nomes atrelados ao do candidato da situação, Santos publicou em sua coluna, um e-mail do ator e produtor Buda Lira. “Os Lira, são quatro pessoas absolutamente distintas uma das outras e que fizeram opção pelo candidato socialista por razões diferentes, embora prevaleçam pontos comuns. Trata-se de Nanego Lira, ator, Soia Lira, atriz, Bertand Lira, cineasta, e Buda Lira, ator e produtor. Uma das muitas razões: a passagem do candidato Ricardo Coutinho pela Prefeitura e as ações em prol da cultura”, revelou.

Segundo o e-mail de Lira, outra razão seria a de que o Governo do Estado ainda não pagou projetos aprovados no edital de 2008 do FIC Augusto dos Anjos e nem lançou novos editais em 2009 e 2010. “Como pode prometer aumento de verba para FIC? Aliás, ainda não quitou os débitos do Prêmio Aruanda lançado pelo Governo, quando assumiu em 2009”, frisou.

Email de Lau Siqueira – Outro a criticar o manifesto foi o poeta Lau Siqueira, atual secretário de Desenvolvimento Social da Prefeitura de João Pessoa. Em um texto distribuído na internet por email, Lau se referiu a Rodrigo Soares como "Bob Esponja" e considerou que os artistas a apoiarem Maranhão não seriam mais que meia dúzia.

"Confesso que da imensa maioria jamais ouvi falar e outros, sinceramente, fiquei sabendo agora que são artistas. Também preciso dizer que faz bem ao coração saber que alguns nomes que lá estão, não estão do lado de cá. Afinal, a sociedade é plural e no ambiente cultural tem de tudo. Entretanto, o que me faz reagir é a manchete do release elaborado pelos marketeiros da dupla Zé & Bob: “Manifesto da Cultura em favor de Maranhão reúne 145 apoios e reivindica secretaria.”  (Lembrei daquele personagem popular: “fica vermelha, cara sem vergonha”.) Uai, será que esqueceram que o Senhor dos Anéis, Zé Maranhão, está completando 12 anos de governo? Por que já não criou a tal secretaria? Não deu tempo? Na verdade, Maranhão tem um profundo desprezo pelos artistas e pela cultura paraibana. Suas atitudes em 12 anos de governo são de prioridade zero para a cultura. Vejam a situação do FIC, só pra ficar no primeiro exemplo. Depois de 12 anos o que ele contabiliza em termos de compromisso com a cultura são promessas. Não tem história. Como pode? É triste para um estado que respira cultura.  Realmente, camaradas, assim fica difícil até mesmo de repercutir o manifesto maranhista. Para estabelecermos as diferenças entre Ricardo e Zé na cultura, basta divulgar uma única notícia da semana. Aliás, uma única notícia da política de cultura da Prefeitura, enterra 12 anos emaranhado cultural. A verdade são os fatos e não a natureza contrariada de interesses muito particulares e alguns, sabemos bem, inconfessáveis".

Assessoria nega – A assessoria de imprensa do candidato José Maranhão negou que tivesse distribuído o manifesto dos artistas em prol do peemedebista. A lista foi publicada pela coluna do jornalista Walter Santos. No release enviado pela Coligação Paraíba Unida, contudo, é citado que 150 artistas teriam subscrito o documento.

Clique aqui e leia o texto enviado pela Coligação Paraíba Unida sobre a participação dos artistas em um ato em prol da candidatura de Maranhão

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Corrida da fogueira em campina grande

Prefeitura de Campina Grande abre inscrições para Corrida da Fogueira

Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022.

MPPB e Procuradoria Regional Eleitoral discutem atuação de promotores nas eleições 2024

Violência contra mulheres, estupro

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

90101644-eef1-470c-865b-76d15822810a

Ministra das Mulheres participa de sessão um dia após “equívocos” do presidente da AL

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional