Arthur anuncia medidas na Assembleia contra a Gripe A

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Arthur Cunha Lima (PSDB) anunciou, na tarde de hoje uma série de medidas preventivas contra a eventual propagação do vírus da Gripe A nas dependências da Casa de Epitácio Pessoa. No plenário, um acordo de lideranças decidiu pela realização de um debate público sobre o tema, na próxima quinta-feira, 13, a partir das 14h30 no auditório do Hotel Ouro Branco.

A propositura foi da Mesa Diretora e o deputado estadual João Gonçalves (PSDB), através de requerimento, solicitou a presença do secretário de Estado da Saúde, José Maria de França, e de representantes do Conselho Regional de Medicina, do Ministério Público do Estado, da Ordem dos Advogados do Brasil e de Câmaras Municipais.

O acesso único pela porta principal da Assembleia, para que as pessoas possam lavar as mãos antes de adentrar o prédio, a disponibilização de recipientes com álcool em gel em todos os banheiros da Casa e a recomendação de que os servidores com algum sintoma de gripe ou resfriado evitem comparecer ao trabalho foram outras determinações anunciadas pelo presidente Arthur Cunha Lima. “Por se tratar de uma questão de saúde pública é responsabilidade nossa alertar a população sobre como se prevenir desta doença”, pontuou.

A preocupação com o avanço da doença, que, oficialmente, já matou duas pessoas na Paraíba, foi o tema de pronunciamento de todos os deputados que ocuparam a tribuna do plenário Deputado José Mariz. O deputado estadual Dunga Júnior (PTB) destacou a importância de secretários municipais de Saúde também participem do debate que será promovido pela Assembleia. “Temos municípios que já poderiam estar implantando barreiras sanitárias, principalmente nas cidades que fazem fronteiras com outros estados”, completou.

O deputado Fabiano Lucena (PSDB) chamou a atenção para os números que colocam a Paraíba como, proporcionalmente, o Estado que registra metade das mortes por Gripe A na região Nordeste. Dos 10 casos confirmados pela Secretária de Estado de Saúde, duas pessoas já faleceram vítimas da doença.

“As autoridades precisam prestar esclarecimentos, pois a população está desinformada. A nova gripe já é uma realidade, e precisamos somar esforços no sentido de orientar o povo, que corre um sério risco pela falta de informações corretas de como prevenir este mal”, considerou o deputado estadual Ivaldo Moraes (PMDB).

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.