Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Arraiá do Litoral movimenta turismo e comércio em Cabedelo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Arraiá do Litoral mudou de vez a rotina de Cabedelo durante os festejos juninos. A festa – que começou no dia 24 e segue até o dia 29 – aqueceu o comércio e o turismo local.

Se antes as pessoas saiam da cidade para curtir o São João e o São Pedro, agora não apenas ficam, como recebem turistas de diversas localidades do Estado, que fazem questão de conhecer o melhor Arraiá do Litoral, como o evento já vem sendo chamado.

           Este ano, o Arraiá já recebeu nomes como Ton Oliveira, Alberto Bakana, Fabiana Souto e Jairo Madruga, além de diversas quadrilhas e apresentações culturais. No dia 28, sobem ao palco a dupla Sirano & Sirino e o cantor Osmídio Neto. O São Pedro será ao som do forró das antigas de Cavalo de Pau e da prata da casa, Banda Encantus.

           O resultado dessa diversidade na programação é Praça Getúlio Vargas lotada e uma renda extra aos comerciantes que atuam durante a festa.

“Estamos surpresos com o público das primeiras noites porque muitas pessoas não viajaram. Ficaram por aqui e outros tiveram a opção de vir a Cabedelo. Eu tive a oportunidade de ouvir vários depoimentos, inclusive de um pessoal de Fortaleza que estava nos visitando porque recebeu a indicação para que vir a Cabedelo. Eles vieram e ficaram maravilhados, elogiaram a organização, a segurança… Isso foi show! Todo o trabalho realizado em equipe resultou numa visibilidade bacana, além disso temos uma programação enxuta, focada realmente na qualidade. Temos a Vila São João, a exposição do artesanato, a recuperação da casa paroquial… E o povo tem se encantado com isso. A decoração é resumida, mas tudo muito bem apropriado e isso impactou positivamente. A gente precisava disso em Cabedelo: ter um evento que crie seu próprio conceito, e o Arraiá tem essa pegada. Já percebemos uma evolução de 2018 para 2019, a gente fica muito feliz e já projeta o próximo ano”, comemora a secretária de Turismo, Vera Simões.

Para os comerciantes, os depoimentos se cruzam em elogios à organização e aos espaços disponibilizados na festa, e comemoração pelas vendas positivas.

      “As duas primeiras noites foram acima da expectativa, conseguimos zerar tudo. Vamos analisar o público para investir mais nas próximas noites. Esperamos que seja melhor ainda. O espaço dos comerciantes foi ideal porque partilhamos com uma pessoa amiga que tem o mesmo propósito. Nós só vendemos em eventos e as pessoas depois ficam procurando nossos produtos. Isso aqui é um extra e dá aquel alavancada no orçamento familiar”, afirmou o casal Rubens Tertulino e Elinete Barbosa, que participam do Arraiá pelo segundo ano.

“Nesse evento é tudo muito bem organizado, com a higienização e limpeza sendo feita, local seguro e bem iluminado e muito bem localizado. Por isso as vendas foram ótimas! Se a gente tivesse mais, tínhamos vendido mais ainda. E isso gera uma renda extra pra quem já trabalha e pode até ser uma renda principal pra quem tá desempregado”, pontua Suênia Barbosa, que comercializa caldinho e purê de macaxeira e participa do Arraiá do Litoral pelo segundo ano.

“A gente percebe que o evento evoluiu em organização e que teve mais investimento na estrutura, aliado a isso teve o pagamento antecipado da Prefeitura, boas atrações… Tudo contribui para o sucesso da festa e dos comerciantes. Nas primeiras noites tivemos vendas excelentes e já temos uma boa expectativa pra o resto da festa”, finaliza Ricardo Viana, que comercializa bebidas no São João de Cabedelo pelo quinto ano consecutivo, e também faz parte de um grupo que arrecada com fins culturais.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

foccotce (1)

TCE assume coordenação do Focco-PB e presidente destaca importância do fórum

pastedecarnecomacusar (1)

Deputados aprovam pastel de carne com açúcar como patrimônio imaterial da PB

vacinaferreira (1)

Vacinação contra dengue é suspensa na Capital até que Ministério da Saúde envie novas doses

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas

Acidente próximo ao viaduto do Forrock

Motociclista sofre parada cardíaca após acidente e é reanimado pela PRF na BR-230

Jucélio Dantas é acusado de assassinar kaliane Medeiros

Caso Kaliane: ex-namorado é condenado a 30 anos por homicídio e feminicídio