Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Arlinda Marques trata crianças com homeopatia

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Com 11 especialidades médicas, o ambulatório do Complexo de Pediatria Arlinda Marques, em João Pessoa, atende mais de 5 mil crianças e adolescentes de 0 a 16 anos de idade, a cada mês. Entre as especialidades oferecidas está a homeopatia, que é reconhecida pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Federal de Medicina, mas ainda é pouco utilizada pela população. “A gente não trata a doença, mas a pessoa. O objetivo da homeopatia é a cura completa”, explicou a homeopata Berenice Ramos, que atende no ambulatório do hospital.

Ela explicou que a homeopatia se baseia no conhecimento das características físicas e psíquicas dos pacientes para chegar a um diagnóstico e saber qual o melhor tipo de tratamento. “O resultado do tratamento depende da história do paciente. Por isso, fazemos uma entrevista demorada, na primeira consulta, para que possamos descobrir as causas que o leva a se queixar dos sintomas”, informou.

A médica explica que as crianças respondem mais rápido e de forma mais eficaz ao tratamento e por isso recomenda que o acompanhamento médico tenha início desde o nascimento. “As crianças levam vantagem em relação aos adultos pelo fato de terem ingerido menos remédios alopáticos e de não sofrerem tantas interferências psíquicas. Não é necessário esperar o surgimento de alguma doença ou sintoma para procurar o atendimento. O ideal é que a criança seja tratada desde o nascimento”, disse Berenice. 

De graça – Depois de ver o filho Fellipe Gabriel, de 8 anos, ter crises constantes de asma e tomar vários antibióticos, a gerente de administração Daniela Carla do Nascimento, 28 anos, decidiu procurar um homeopata. “Eu estava pagando o tratamento particular, mas fiquei sabendo que o Arlinda Marques oferecia a especialidade, marquei uma consulta e há seis meses meu filho vem sendo acompanhado pela doutora Berenice. Antes da homeopatia, Gabriel se internava uma vez por mês. Os remédios não estavam surtindo efeito e os médicos queriam que ele começasse a tomar  vacinas. Hoje, não preciso mais sair correndo para o hospital no meio da noite”, comentou.

Gabriela Santos, de 4 anos, tem tosse alérgica e desde que nasceu tomava antibióticos com frequência. Há um mês, a mãe da menina decidiu levá-la ao ambulatório do Arlinda para uma consulta com a médica homeopata. “Toda vez que minha filha tinha uma crise, o médico passava um antibiótico, que resolvia o problema naquele momento, mas depois voltava. Ela ficou com os dentes amarelados de tanto antibiótico que tomou. Essa já é a segunda consulta que ela faz com a homeopata e já sinto uma mudança”, disse Ana Paula Mendonça, 19 anos. 

Problemas mais comuns – Segundo a médica Berenice Ramos, os problemas respiratórios, incluindo as alergias, estão em primeiro lugar na lista das doenças que acometem os pacientes que procuram atendimento com ela. Os problemas de pele e digestivos vêm em seguida.

Os três filhos da babá Ana Cristina Frazão, 22 anos, têm problemas alérgicos e são tratados somente com medicamentos homeopáticos. “Comecei com os dois mais velhos, que têm 4 e 2 anos de idade. Eles têm alergia a sabão em pó e a picadas de insetos e eu percebia que os outros remédios (alopáticos) resolviam o problema por uns dias, mas depois a alergia aparecia de novo. Minha patroa me falou sobre a homeopatia e decidi marcar consulta para eles”, disse.

Ela gostou tanto dos resultados, que decidiu procurar atendimento também para a filha mais nova, de 11 meses de idade, quando a menina começou a apresentar os mesmos sintomas dos irmãos. “Estou trazendo ela hoje pela primeira vez porque tenho muita fé na homeopatia”, afirmou.

Medicamentos – Os medicamentos homeopáticos são feitos à base de plantas, minerais, vegetais e substâncias corpóreas, que são diluídos em água e álcool. Eles se apresentam em forma de líquido e glóbulos (pequenas bolinhas). A médica Berenice Ramos explica que os remédios não têm bula porque são feitos para tratar a pessoa e não a doença. “O medicamento é elaborado de acordo com o perfil do paciente, por isso, não existe um remédio específico para cada doença, mas vários tipos”, disse.

Outras especialidades – O ambulatório do Complexo de Pediatria Arlinda Marques funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, oferecendo consultas nas áreas de clínica médica, neurologia, ginecologia, psiquiatria, dermatologia, ortopedia, cardiologia, endocrinologia, homeopatia, pneumologia e alergologia. As consultas são marcadas pelas centrais de regulação dos municípios. Cada médico atende, em média, 32 pacientes por dia.

Isabele Karine, de um ano e seis meses, sofre de hipotireoidismo. O problema foi detectado pelo teste do pezinho e, desde então, a menina é acompanhada por um endocrinologista no ambulatório. “Trago ela uma vez por mês para fazer a consulta e o exame de sangue. Aqui, minha filha recebe toda a assistência que precisa, desde que nasceu”, disse a dona-de-casa Maria da Penha de Lima, 36 anos, do bairro José Américo, na Capital.

Nilwenderson Correia, de 6 meses de idade, tem o mesmo problema e, há um mês, começou a ser acompanhado no ambulatório. Ele mora em Cabedelo com os pais, Maria Claudiane Correia, 19 anos, e Leonardo Lima, 22 anos. “Em Cabedelo não tem endocrinologista que atenda pelo SUS, por isso, a Secretaria de Saúde do município nos encaminhou para cá. A gente não tinha idéia do que era essa doença, mas na primeira consulta, o médico nos explicou tudo direitinho”, disse Claudiane.

Triagem – Além dos médicos especialistas, o ambulatório conta com 15 pediatras que realizam o atendimento clínico dos pacientes que não têm consultas agendadas e, quando necessário, fazem o encaminhamento para um especialista. “Essa triagem é necessária porque, muitas vezes, o problema é resolvido pelo próprio pediatra. Na verdade, estamos fazendo o que deveria ser feito pelas unidades básicas de saúde da família. As mães que não conseguem atendimento nas unidades básicas de saúde dos seus bairros acabam vindo para cá”, explicou Conceição Gondim, coordenadora do ambulatório.

É o caso da estudante Ana Patrícia Santos, 20 anos, mãe de Jean Vitor, de 10 meses de idade. “Moro no bairro do Cristo, mas todas as vezes que o meu filho adoece, venho para cá, porque quando procuro os postos de saúde, nunca tem médico. Além disso, o atendimento daqui é muito bom”, disse.

O ambulatório também oferece o acompanhamento das crianças que têm o teste do pezinho positivo para alguma doença; teste alérgico, assistência social, acompanhamento nutricional, psicológico, odontológico e atendimento de fisioterapia e fonoaudiologia. O ambulatório possui ainda uma sala para a aplicação das vacinas de rotina e o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie), que oferece vacinas para pacientes com imunodeficiências congênitas ou adquiridas.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos