Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Arimatéia França assume presidência do Consea

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Com o afastamento do representante do COEP, Marçal Cavalcante da presidência do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba, assumiu a presidência o seu vice, o sindicalista Arimatéia França, que foi um dos fundadores do conselho aqui na Paraíba. O CONSEA foi reativado pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva quando lançou o programa Fome Zero.

Arimatéia já foi conselheiro do Consea Nacional representando a CUT em substituição do ex-ministro do trabalho Luis Marinho, quando esse ocupou a pasta ministerial e presidência do Consea Nacional. França foi ainda presidente da CUT-PB por duas gestões. Arimatéia disse que vai priorizar o debate e as ações no Consea ao combate a pobreza como forma de enfrentar a insegurança alimentar no Estado. “Precisamos concentrar esforços na construção de políticas públicas que garantam o emprego no campo, combatendo a pobreza e enfrentando a desigualdade, fazendo assim com que os alimentos cheguem à mesa dos paraibanos”, disse o novo presidente.

O Consea-PB, foi criado pelo decreto lei 24.029 de abril de 2003, é vinculado a casa civil do governo do estado, seus membros não são remunerados, sendo suas funções consideradas de relevância para o interesse público. O conselho é formado por 52 membros, sendo 28 da sociedade civil organizada, 14 dos órgãos governamentais e 10 membros permanentes observadores.

Enfrentamento urgente – O Consea-PB deve realizar em breve uma atividade para debater o combate e a convivência de forma controlada a praga da Cochonilha do Carmim que vem aterrorizando a pecuária das principais bacias leiteiras do Estado da Paraíba. A Cochonilha já está sendo chamada do “bicudo” da palma, e pode trazer prejuízos enorme para os produtores, consumidores e por conseqüência toda economia paraibana. “Precisamos sensibilizar os poderes públicos em caráter de urgência, sobre pena de colocarmos em risco a pecuária que tem papel importante enquanto geradora de trabalho e renda em toda a região, especialmente no Cariri onde o ataque da Cochonilha refletiu de forma direta na queda da economia”, acrescentou França

Implantação do Sisan –  A Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional Nacional – LOSAN, sancionada em setembro de 2006, instituiu a criação do Sistema Nacional da Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN. No âmbito estadual, a Losan-PB foi aprovado pela assembléia legislativa e sancionado em 2009. No mesmo ano foi firmado convênio com Secretaria de Desenvolvimento Humano e Ministério de Desenvolvimento Social, criando um projeto que dará oportunidade de programar ações e políticas de Segurança Alimentar e Nutricional em todo estado da Paraíba, além de construir com a instalação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Cida Gonçalves, ministra das mulheres, e João Azevêdo

João recebe ministra Cida Gonçalves e discute ampliação de políticas públicas em defesa da mulher na PB

Procon-JP fiscalização

Procon-JP notifica 19 postos após denúncias de aumento indevido no preço da gasolina

Relógios apreendidos na operação

Polícia prende em João Pessoa servidor do TJPE por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro

Jannyne Dantas

Justiça mantém prisão de Jannyne Dantas, ex-diretora do Hospital Padre Zé

Gaeco operação curandeiros II

Gaeco deflagra operação contra fraude para libertar presos de forma irregular

Corrida da fogueira em campina grande

Prefeitura de Campina Grande abre inscrições para Corrida da Fogueira

Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022.

MPPB e Procuradoria Regional Eleitoral discutem atuação de promotores nas eleições 2024

Violência contra mulheres, estupro

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

90101644-eef1-470c-865b-76d15822810a

Ministra das Mulheres participa de sessão um dia após “equívocos” do presidente da AL

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB