Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ar-condicionado e geladeira consomem mais energia em dias de calor

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Em dias de calor, nada como um cômodo bem refrigerado pelo ar-condicionado ou uma bebida super gelada. Mas, esses equipamentos que trazem boas soluções para diminuir a sensação de calor e amenizar o desconforto das altas temperaturas têm um funcionamento diferente em dias de calor intenso. Isso porque, em dias mais quentes, eles precisam trabalhar mais para manter desempenho semelhante aos dias mais frescos.

Na prática, isso que dizer que o consumo de energia desses equipamentos aumenta em dias de calor intenso. No caso da geladeira, isso se explica pela troca de ar frio com o ambiente externo. Já o ar-condicionado, em dias de calor intenso, consome mais energia para manter o ambiente numa temperatura de 22°, por exemplo, do que gastaria nos dias em que o clima está mais ameno. Ou seja, mesmo sem perceber e sem mudar hábitos, o gasto com consumo de energia elétrica pode subir nos dias mais quentes.

“Mesmo que uma pessoa mantenha os hábitos, cada vez que a porta da geladeira é aberta, o ar quente externo entra, fazendo com que o compressor necessite ‘trabalhar mais’ para garantir que o interior da geladeira permaneça refrigerado na temperatura desejada”, avalia Carla Petrucci, especialista em Eficiência Energética da Energisa.

Carla reforça, ainda, que, para evitar o consumo excessivo, é importante que os equipamentos e sistemas elétricos estejam devidamente dimensionados para cada local específico, seguidos das melhores recomendações de instalação. Além dessa dica, a especialista Carla Petrucci cita diversos outros pontos fundamentais para economizar energia o ano inteiro. Confira, abaixo:

– Busque, sempre que possível, comprar equipamentos com selo do Programa Brasileiro de Etiquetagem, preferencialmente classe A, pois são energeticamente mais eficientes;

– O aparelho de ar-condicionado deve ser comprado com o correto dimensionamento para o ambiente a ser utilizado. Quanto maior o ambiente, mais potente precisa ser o aparelho;

– Se o equipamento for antigo, dê preferência pela substituição de um equipamento novo, com maior eficiência;

– Instale sua geladeira longe de locais ou equipamentos de aquecimento como forno elétrico, fogão, churrasqueira e micro-ondas;

– Realize a instalação do equipamento preferencialmente fora do alcance da irradiação solar direta;

– Não desligue o equipamento à noite para ligá-lo na manhã seguinte;

– Verifique constantemente se a vedação do equipamento está em boas condições.

Para verificar se a borracha da sua geladeira ou freezer está vedada corretamente, Carla Petriccu dá uma dica: “Pegue uma folha de papel e coloque-a entre a porta da geladeira e a borracha, fechando a porta da geladeira sobre a folha, de forma que o papel fique preso. Puxe a folha e, se ela sair sem resistência, é sinal de que a borracha da geladeira não está vedando corretamente. Nesse caso, o indicado é que seja feita a manutenção”, conclui.

Descomplicador

Para entender melhor como o clima influencia na conta de luz, a Energisa conta com o apoio do ‘Descomplicador’, interpretado pelo ator Paulo Vieira. Com uma linguagem leve e divertida, o humorista usa uma forma simples e didática para esclarecer conceitos e informações sobre a conta de energia. E no primeiro episódio da websérie, que está no ar pelo site descomplicador.com.br, o tema é exatamente os fatores que influenciam na conta de energia: impostos, bandeira tarifária, clima.

Uma boa dica que o ‘descomplicador Paulo Vieira’ comenta no vídeo, para entender essa variação, é observar o histórico do consumo que está na conta de energia, ou no aplicativo Energisa On. É importante, no momento de analisar esse histórico, olhar também como foi o consumo no mesmo período do ano anterior, quando as condições climáticas eram parecidas, pois as alterações de temperatura fazem a diferença na conta. Temos que usar a energia de forma econômica durante todo o ano, mas nos dias de muito calor o cuidado precisa ser redobrado.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

diretor-do-Hospital-Padre-Ze-o-paroco-Egidio-de-Carvalho-800x500-1-750x375

Padre Egídio consegue prisão domiciliar, mas terá que usar tornozeleira

Vacina dengue

João Pessoa amplia público-alvo para vacina contra a dengue

Octávio Paulo Neto, promotor, coordenador do Gaeco

Coordenador do Gaeco explica medidas alternativas para Padre Egídio: “O processo penal não é vingança”

Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam em JP

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam no Projeto Seis e Meia

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por oferecer drogas e estuprar menina de 11 anos

Wladimir Costa, ex-deputado federal, foto Câmara dos Deputados

PF prende ex-deputado federal conhecido por tatuar nome de Temer no ombro

Bruno Cunha Lima durante reunião

Prefeitura de CG assina acordo e garante corrida gratuita na Uber para mulheres vítimas de violência

PM, 6acipm

PM frustra novos crimes em Cabedelo, prende três e apreende armas

Vacina contra dengue e gripe

Prefeitura alerta sobre importância da prevenção contra dengue

Dinheiro e calculadora

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos