Após cassação da prefeita, cidade fica sem prefeito até decisão do TRE

 Após a prefeita de Uiraúna, Glória Geane (PSDB), ter seu mandato cassado por decisão do juiz Rossini Amorim Bastos, da comarca de São João do Rio do Peixe, a cidade está sem prefeito e cargo poderá ser assumido pelo presidente da Câmara,  Jailson Nogueira (DEM).

 
Glória Geane e seu vice, Beunildes Santiago (PMDB), tiveram o mandato casado na última quinta-feira, 27, devido a uma ação movida pela oposição de que nas eleições de 2088 ela teria feito doação de um caixão a uma família da cidade. O Juíz acatou a acusação feita contra a gestora por captação ilícita de sufrágio e abuso do poder econômico e sentenciou que o médico Paulo Artur Almeida Bastos, segundo colocado nas eleições de 2008, deve assumir a prefeitura.
 
No entanto, em entrevista ao programa Além da Notícia da Rádio Oeste da Paraíba, Johnson Abrantes, advogado de  Paulo Artur, orientou ele a esperar o julgamento da Medida Cautelar do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). 
 
– Nós já aguardávamos essa decisão judicial que foi prolatada pelo juiz eleitoral de iraúna porque sabíamos que o abuso do poder econômico, a captação ilícita de sufrágio, a compra de voto correu solto nas eleições de 2008 no município de Uiraúna. Este foi o motivo maior da derrota atribuída ao então candidato Dr. Paulo Arthur. Mas agora, o Ministério público reconheceu e Paulo Arthur vai assumir a prefeitura. Alertamos ainda que ele só seja empossado após pronunciamento no TRE porque existe uma praxe no TRE de que os processos sujeitos ao duplo grau de jurisdição de que a posse definitiva do prefeito só ocorra com o julgamento da medida superior que é o TRE, orientamos que espere uns 5 dias para que possa tomar posse como prefeito de uiraúna. 
 
Com a decisão de Paulo Arthur de não assumir o cargo de prefeito, o presidente da câmara, Jailson Nogueira poderá ficar respondendo pela administração municipal, caso o TRE não conceda a liminar nos próximos dias.
 

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.