Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Aplicativo do Governo do Estado combate roubo e furto de celulares na Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O dispositivo Celular Seguro já conta com mais de 1,3 mil aparelhos cadastrados em pouco mais de um mês em funcionamento. A ferramenta foi desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata), para combater o roubo de celulares na Paraíba, e faz parte dos serviços oferecidos pelo Portal da Cidadania, lançado no fim de janeiro. Esse mecanismo possibilita que a polícia tenha condições de verificar a situação de qualquer celular – desde que esteja cadastrado – auxiliando na recuperação dos aparelhos roubados, furtados ou perdidos.

Para ter acesso ao dispositivo, basta o usuário acessar o Portal da Cidadania, por meio do endereço www.portaldacidadania.pb.gov.br, fazer o cadastro, que pode ser realizado com veiculação da conta no Facebook, Gmail ou Twitter. Em seguida, ir até a aba Celular Seguro e cadastrar o seu aparelho. O diferencial oferecido pelo Governo do Estado é que a ferramenta está disponível tanto na web quanto por aplicativo.

O presidente da Codata, Krol Jânio, destaca que para aparelhos com sistema Android, a identificação (IMEI) é salva automaticamente, mas é necessário fazer o cadastro para que o dono seja localizado, em caso de roubo ou perda. “É fundamental que a população acesse o Portal da Cidadania e cadastre os aparelhos de celular. Dessa forma, a polícia terá um banco de dados para a recuperação de celulares roubados ou perdidos no Estado”, alertou. Uma das formas de descobrir o IMEI do aparelho é digitando o código *#06# . No sistema IOS essa identificação também pode ser localizada nas configurações do sistema, acessando a aba “Geral”, em seguida, na opção “Sobre” e rolando a tela até o IMEI.

Já o coordenador de Tecnologia da Informação (TI) da Polícia Militar, capitão Luís Pantaleão, observou que à medida que a ferramenta Celular Seguro for sendo utilizada pela população desestimulará o comércio de celulares roubados na Paraíba. “O principal motivo para o roubo de celulares é o comércio informal. Esse aplicativo vai dar condições de a população verificar a situação de qualquer aparelho, por meio do aplicativo, antes de efetuar a compra, evitando o crime de receptação”, disse.

O capitão ressaltou ainda que a ferramenta vai proporcionar à Polícia mais eficiência no combate a roubos e a furtos de celulares no Estado. “Para que a população entenda o quanto é importante cadastrar o seu aparelho celular, basta dizer que essa atitude vai dar condições de a Polícia verificar a situação de um aparelho, se tem alguma restrição, da mesma forma que verifica a situação de um veículo, tomando as providências que nos competem”, explicou, lembrando que o aplicativo Celular Seguro também envia alerta de aparelhos roubados ou perdidos.

Portal da Cidadania –  Lançado no fim de janeiro pelo Governo do Estado, o Portal da Cidadania reúne uma série de serviços para facilitar o dia a dia da população. Acessando o site www.portaldacidadania.pb.gov.br , a população tem à disposição serviços de Mobilidade, Segurança Pública, Governo, Cultura, Esporte, Saúde, Meio Ambiente, Ouvidoria, Utilidade Pública, Guias de Pagamento, Turismo e Concursos, por exemplo.

Por meio do Portal da Cidadania, é possível participar do Orçamento Democrático Estadual 2018, como se fosse presencial. Para isso, é necessário clicar no ícone do ODE, fazer o cadastro e votar nas prioridades de cada região por meio do aplicativo, como explicou o presidente da Codata. “O cidadão só precisa baixar um aplicativo. Nesse ambiente, ele elenca as prioridades e envia a informação. Isso vai facilitar e expandir a participação popular nas plenárias”, ensinou Krol Jânio.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

Artêmio Picanço, advogado

Advogado considera “surreal” decisão da Justiça da Argentina pela prisão domiciliar de Antônio Neto

Igreja Matriz de Monteiro

Polícia procura mulher suspeita de furtar dinheiro de ofertas da Igreja Matriz, de Monteiro

PF Operação Rescue

Operação da PF prende homem por armazenar imagens de abuso sexual de crianças

Concurso, freepik 1

MP recomenda retificação de edital do concurso para Guarda Civil de Santa Rita

PF operação Pombo, Objetos encontrados em casa de funcionários dos correios

PF investiga desvio de encomendas dos Correios e apreende objetos em casa de servidor

João Pessoa linda demais, secom pb

João Pessoa é destaque entre os Top 10 Destinos de Viagem para o mês de julho

Fábio Andrade, procurador-geral do Estado

Estado aprova lista de acordos diretos de precatórios com 593 propostas e R$ 78 milhões

Sérgio Moro 22

Por unanimidade, TSE rejeita cassação do mandato de Sergio Moro

Perilo Lucena, juiz

Ação alerta contra abuso e exploração sexual infantil nos festejos juninos de CG

Criança e adulto, mãos dadas

‘Festa da Adoção’ tenta aproximar crianças e adolescentes de pessoas aptas a adotar