Aplicando a Lei da Ficha Limpa, TRE barrou 11 candidatos na PB

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) divulgou ontem o balanço dos julgamentos dos registros de candidaturas na Paraíba. Ao todo, foram julgados 433 processos e o Tribunal indeferiu 77 registros de candidaturas, sendo onze em consequência da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135).

Dos onze indeferidos, foram enquadrados na Ficha Limpa Cássio Cunha Lima (PSDB), candidato a senador; os deputados Dr. Verissinho (PMDB), Márcio Roberto (PSDB) e Jacó Maciel (PDT); além dos ex-prefeitos  Beto Brasil (PPS), Osvaldo Venâncio dos Santos Filho (PSL), Salomão Gadelha (PMDB) , João Estrela (PDT) e Leomar Benício Maia (PTB). José Carlos de Sousa (PMDB) e Francisco Edmilson da Silva Ribeiro foram barrados por condenações em Aije e na esfera criminal, respectivamente.

Os dois suplentes de Cássio tiveram automaticamente seus registros indeferidos por conta da decisão do TRE em relação ao candidato a senador tucano: José Gonzaga Sobrinho (1º suplente), o "Deca do Atacadão", e Ivandro Cunha Lima (2º).

No caso dos registros de candidaturas indeferidos, os candidatos têm um prazo de três dias, a contar do indeferimento, para recorrerem das decisões, pois os processos são considerados publicados em sessão.

Segundo a Secretaria Judiciária, foram deferidas 352 candidaturas, e dos 77 registros indeferidos, até ontem, quatro já ingressaram com recursos: o candidato a deputado federal Walter Lopes Espínola (PCB) e os candidatos a deputado estadual Francisco Edmilson da Silva Ribeiro (PCB), José Costa Teixeira, da coligação "Paraíba Unida VI" (PRB/PT/PSDC/ PCdoB), e Onildo Estevão de Oliveira, da coligação "Uma Nova Paraíba 3" (PTN/PPS/ PTC, PV, PRP).

Além do mais, cinco candidatos que tinham tido os registros negados, já tiveram os embargos acolhidos pelo TRE: Célia Maria Moreira Martins, Florentina Flora Diniz de Oliveira, Paulo Alves Monteiro, José Newton Barbosa e José Ednaildo Saraiva de Brito, que poderão concorrer às eleições de outubro.

 

 

Jornal da Paraíba

TAGS

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.