Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Aos candidatos a prefeito, via Giovanni Meireles

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

No artigo anterior sugeri aos candidatos a prefeito lerem a matéria publicada na Revista Edificar nº 53, especificamente a reportagem “João Pessoa do Futuro – Capital será mais madura e sustentável”. E disse sobre a mensagem do jornalista Giovanni Meireles chamando a atenção e questionando para o seguinte: “Tomei grande susto quando vi que depois de ´urbanismo tático´, a nova palavra da moda pós-pandemia será ´ruas completas´; muito bom para a Europa já acostumada a andar de bicicleta desde o século 18, cabendo perguntar: são adaptáveis à nossa realidade?”. Prometi que, neste texto, emitiria meu pensar a respeito, fazendo-o agora.

Pois, bem! Os conceitos de “urbanismo tático” e “ruas completas” devem também ser avaliados pelos candidatos a prefeito. Sobre “ruas completas”, destaco um objetivo: priorizar os deslocamentos realizados por transporte coletivo, a pé e de bicicleta. E foi em relação a este último aspecto que Giovanni Meireles questionou: – é adaptável à nossa realidade?

Na Europa, sobretudo na cidade de Amsterdã (Holanda), muito conhecida como a “cidade das bicicletas”, a temperatura climática preponderante vai dos 2 a 17 graus, bem diferente, portanto, das temperaturas prevalecentes por estas terras do Nordeste do Brasil.

Entretanto, a cidade europeia que tem, nestes tempos, mais se focado no conceito “ruas completas”, é a canadense Toronto. Corresponde, pois, também, a uma outra realidade bem diferente da vivida aqui em João Pessoa, primeiramente no aspecto populacional que lá já está próximo dos 3 milhões de habitantes e, em segundo lugar, igualmente em relação ao clima, vez que no inverno às vezes chega a -5 (cinco graus negativos), enquanto no verão a temperatura média é de 21 graus.

Em ambientes assim, com temperatura amena, deve ser muito bom deslocar-se pra escola, trabalho e outras finalidades, de bicicleta. Há imagens de Amsterdã mostrando cidadãos de paletó, gravata e casaco, usando bicicleta (meio de transporte este em relação ao qual as respectivas pistas contam com sinalização de trânsito específica).

Por estas e outras, respondi pra Giovanni Meireles ser minha expectativa a de que o prefeito eleito, juntamente com os vereadores também eleitos, encorajem-se a articularem-se com o governador e os deputados estaduais para debater sobre a pertinência, ou não, de estudar-se a mudança da capital do estado para o centro geográfico paraibano, forma vital para promover-se a interiorização do desenvolvimento. E, ai…

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

foccotce (1)

TCE assume coordenação do Focco-PB e presidente destaca importância do fórum

pastedecarnecomacusar (1)

Deputados aprovam pastel de carne com açúcar como patrimônio imaterial da PB

vacinaferreira (1)

Vacinação contra dengue é suspensa na Capital até que Ministério da Saúde envie novas doses

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas

Acidente próximo ao viaduto do Forrock

Motociclista sofre parada cardíaca após acidente e é reanimado pela PRF na BR-230

Jucélio Dantas é acusado de assassinar kaliane Medeiros

Caso Kaliane: ex-namorado é condenado a 30 anos por homicídio e feminicídio