Anvisa suspende propaganda enganosa de produto da Nestlé

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Alertada pela Promotoria de Defesa dos Direitos do Consumidor do Ministério Público da Paraíba, através de ofício, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária baixou uma resolução determinando a suspensão das propagandas com falsa interpretação do produto Altino Fast, produzido pela Nestlé.

A resolução, de número 2.247, datada desta segunda-feira, dia 17, é assinada pelo diretor da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello e foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta terça-feira, 18.

Em seu artigo 1º a resolução diz: “Determinar, como medida de interesse sanitário, a suspensão, em todo o território nacional, de todas as propagandas que apresentem denominações, designações e vocábulos que possibilitem interpretação falsa, erro e confusão quando à composição do alimento Alpino Fast, de responsabilidade da emprea Nestlé do Brasil Ltda, ao induzir o consumidor a acreditar que o produto possua em sua composição o chocolate Alpino, especialmente aquelas veiculadas no site www.nestle-fast.com.br.

Investigação – Anteriormente, o Ministério Público da Paraíba instaurou inquérito civil para apurar denúncia de propaganda enganosa contra a Nestlé. A multinacional era acusada de expor à venda a bebida láctea “Alpino Fast” com imagens indutivas de conteúdo, sem que o produto contenha chocolate Alpino.

Além do MPPB, outros órgãos de defesa dos direitos do consumidor, como o Ministério Público do Rio de Janeiro e o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça (DPDC), também investigaram o caso. Na última segunda-feira (17), representantes da Nestlé se reuniram com o diretor do DPDC, Ricardo Morishita Wada, e com o promotor de Justiça dos Direitos do Consumidor do Ministério Público paraibano, Francisco Glauberto Bezerra, em Brasília, para discutir o problema.

A multinacional foi notificada a apresentar ao DPDC, no prazo de cinco dias, a documentação referente aos testes preliminares sobre o produto realizados junto aos consumidores, o número de reclamações registradas no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa contra o Alpino Fast e informações sobre a distribuição da bebida láctea em mercados de outros países.

“Má interpretação” – Durante a reunião realizada no Ministério da Justiça, os representantes legais da Nestlé explicaram que o objetivo da empresa ao colocar no produto Alpino Fast a frase “Não contém chocolate Alpino” era de esclarecer o consumidor que o produto UHT não contém chocolate Alpino derretido, já que não é possível obter esse tipo de bebida gelada a partir de chocolate derretido. Segundo eles, o problema ocorreu porque houve “má interpretação por parte de alguns consumidores” e foi decidido retirar do produto a frase “Não contém chocolate Alpino”.

No site da própria Nestlé, o produto Alpino Fast é apresentado como “o sabor inconfundível de Alpino para beber em qualquer lugar”. O promotor de Justiça da Paraíba e os representantes do DPDC ressaltaram que o produto contém imagens do chocolate Alpino e que a embalagem remete à embalagem do bombom, o que poderia frustrar a legítima expectativa do consumidor quanto ao produto. “O problema é que ao comprar o Alpino Fast, o consumidor percebe que a bebida não tem gosto do chocolate Alpino. Há uma inscrição no rótulo que diz que a bebida não tem chocolate Alpino, mas essa inscrição está em letra de pequeno tamanho e em posição vertical, o que dificulta a leitura”, criticou o promotor de Justiça do Consumidor da Comarca de João Pessoa, Francisco Glauberto Bezerra.

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) já  abriu procedimento para apurar o caso. O Ministério Público da Paraíba também oficiou a gerente de controle e propaganda da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre o assunto e solicitou providências para resolver o problema.

Se o Alpino Fast for considerado irregular, a Nestlé poderá ser obrigada a modificar a embalagem do produto, a retirar a bebida do mercado ou a dar mais destaque à informação de que o produto não contém o chocolate Alpino.

Outros produtos – Indagados sobre os demais produtos da marca Alpino, os representantes da Nestlé informaram que o sorvete de massa contém pedaços do chocolate Alpino, mas que o picolé Alpino não contém chocolate Alpino.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Réveillon promovido pela Prefeitura de João Pessoa reúne multidão na orla

Fábio Nogueira assume a Presidência do TCE nesta sexta-feira

Anvisa suspende fabricação e comercialização de massa de tapioca por conter creatina

Anteriores

kemerson

Família procura por jovem desaparecido em Campina Grande; desespero aumenta com fake News

WhatsApp_Image_2025-01-12_at_22.07.19

Desembargador aposentado Júlio Aurélio Moreira Coutinho morre aos 89 anos

academia FOTO Pixabay

Policial militar morre após passar mal em academia em João Pessoa

deslizamento terra ipatinga mg FOTO bombeiros MG

Deslizamentos em Ipatinga deixam pelo menos cinco mortos

hospital FOTO marcello casal jr agencia brasil

Quebra de patente e acompanhamento podem viabilizar semaglutida no SUS

e65d922c-5493-43c8-ab5a-eb7b5b859141

João Azevêdo lança nesta segunda-feira plano de obras “Paraíba 2025-2026”

54258868013_b3a301c967_c

Novo presidente do TCE convoca gestores e sociedade para pactos pela cidadania e educação 

empregada domestica FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 889 vagas de emprego em nove municípios

conab

Conab define banca para novo concurso; João Pessoa terá locais de prova

Polícia apreende 11 kg de maconha durante ação em Campina Grande

Polícia apreende 11 kg de maconha durante ação em Campina Grande