Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Anselmo Castilho deixa o Ibama e assume Secretaria no Governo Maranhão

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Cláudia Carvalho

O advogado Anselmo Castilho pediu exoneração da superintendência do Ibama na Paraíba para assumir a secretaria de Articulação Governamental, cargo para o qual foi nomeado hoje no Diário Oficial por ato assinado pelo governador José Maranhão (PMDB). Ele conversou com o Parlamentopb na manhã desta quarta-feira, 5 de agosto, e disse que sua missão será fazer a interlocução do Governo do Estado com o Governo Federal, em Brasília, e com as prefeituras.

"Meu trabalho vai ser de buscar a interlocução do Estado com o Governo Federal e também tenho como meta um tratamento igual a todas as prefeituras. Vou utilizar o mapa que a Fiep fez com as potencialidades do Estado para nortear nossas ações", disse Anselmo.

As conversas que culminaram na nomeação do presidente municipal do PT de João Pessoa passaram pela concordância do presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini e também pelo aval do presidente nacional do Ibama, Roberto Messias, que esteve na Paraíba esta semana para receber uma homenagem na Assembleia Legislativa. Os deputados Jeová Campos e Rodrigo Soares, além do vice-governador Luciano Cartaxo, todos petistas, também foram a favor da nomeação de Castilho.

Sobre a conotação política que a ida do presidente do PT da capital tem, Anselmo declarou: "Para o PT, essa nomeação significa um posicionamento estratégico. O Governo reconhece que as articulações em Brasília passam pelo partido. A direção nacional apoiou o convite. Eu defendo a união da base de sustentação do Governo Maranhão. Esse é o papel que temos a cumprir".

Couto no Senado – Quando indagado sobre a participação do PT em uma chapa à reeleição de José Maranhão, Anselmo Castilho disse ter deixado claro ao governador que sua defesa é pela candidatura de Luiz Couto ao Senado: "Vamos discutir em 2010 se será na chapa de Maranhão ou de algum outro candidato. Eu deixei isso claro ao governador".

Como a candidatura de Couto ao Senado inviabilizaria a permanência de Luciano Cartaxo como vice, a reportagem instigou Castilho a dizer o que pensava da exclusão de um causada pela inserção de outro: "Existiu uma resolução que defendia Luiz Couto como candidato ao Senado. Isso é uma resolução do partido. Eu defendo pessoalmente essa tese porque acredito ser importante para o partido ampliar a participação no Senado".

Depois da resolução à qual Anselmo fez referência, o PT paraibano voltou a se reunir e editou outra resolução. No dia 30 de maio, os petistas, por 23 votos contra 22 abstenções, aprovaram um texto que previa "Trabalhar a manutenção do espaço do PT da Paraíba na chapa majoritária estadual de 2010, podendo ser na condição de vice-governador ou uma das vagas a ser destinada ao Senado da República".

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais