Apesar de ser filiado ao partido da presidente da República, Dilma Rousseff (PT), o deputado estadual Anísio Maia detonou hoje o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, durante pronunciamento feito na tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba. Ele defendeu que seus colegas de parlamento boicotem a visita agendada pelo ministro à cidade de Monteiro, no Cariri paraibano. Além de Bezerra, uma comissão especial do Congresso Nacional visitam as obras de transposição do rio São Francisco e realizam audiência pública em Monteiro nesta sexta-feira (19). O objetivo da visita é verificar o andamento da obra, tida como a solução definitiva para os problemas da seca no Nordeste.
– Ele já sabe muito bem o que acontece com a transposição e já deu entrevistas sem conseguir responder às indagações que são feitas. O que vamos fazer lá? A reunião não tem pauta, não tem a participação oficial da Assembleia. Vai ser um circo e eu não vou a esse circo bater palmas para esse incompetente. Acho que meus colegas também não devem ir – bradou Anísio Maia.
A comitiva visitará o Eixo Leste da obra, localizado nos municípios de Floresta (PE) e Custódia (PE), por volta das 10 horas. Haverá sobrevoos para observação dos Lotes 10 e 11, que ficam em Custódia. Por volta das 12 horas, a ministro e comitiva estarão em Sertânia (PE), para visita ao Lote 12, onde pararão para o almoço. À tarde, por volta das 14h30, haverá uma audiência pública na cidade de Monteiro, primeira cidade da Paraíba a ser beneficiada com a obra da transposição.
Fazem parte da comitiva os três senadores paraibanos, Cássio Cunha Lima (PSDB), Vital do Rego (PMDB) e Cícero Lucena (PSDB), a senadora baiana Lídece da Mata (PSB), o senador pernambucano Humberto Costa (PT), além dos deputados federais Hugo Mota (PMDB-PB) e Carlos Brandão (PSDB-BA).