Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Anatel terá que explicar exposição de dados de usuários da Oi na internet

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O deputado federal Vital do Rego Filho (PMDB-PB) encaminhou Requerimento de Informação nº 4334/2009 ao Ministério das Comunicações para saber, da Anatel, detalhes da exposição, na internet, de dados pessoais e confidenciais de parte dos 21,8 milhões de usuários de telefonia fixa da operadora Oi. Segundo ele, com a exposição, o sistema de segurança da Oi permitiu que qualquer pessoa com moderado conhecimento de informática acesse dados de usuários como nome, endereço, CPF e telefone.
 
“Este fato foi detectado por um programador da área de computação em Pernambuco, que mostrou a falha nos formulários de venda de planos Oi, Velox e Velox Ultra, disponíveis para diversos estados da federação”.
 
Vitalzinho solicitou informações ao presidente da Anatel porque acredita que a empresa Oi adotou a providência de retirar os formulários da internet, “e limitou-se a não comentar aspectos da sua política de segurança para a área de tecnologia da informação, quando questionada sobre o problema”. No requerimento, Vital quis saber da Anatel:
 
1 – Qual a dimensão da eventual falha apontada no sistema de segurança da empresa “Oi” e sua abrangência em todas as unidades da federação onde esta presta serviço de telefonia fixa.
 
2 – Se tal ocorrência no sistema de segurança da “Oi” foi sanada e se ainda há risco desta acontecer novamente. Neste caso informar quais as providências que foram ou serão adotadas, considerando eventual prejuízo que pode ser gerado ou já ter se consumido em decorrência desse fato. 
 
3 – Se as informações gravadas no sistema de segurança das empresas desse ramo de telefonia, de pequeno ou grande porte, como é o caso da “Oi”, podem ser expostas, vazadas, rastreadas, distribuídas ou utilizadas por pessoas não credenciadas pelas empresas e fora do âmbito dessas, como aconteceu. 
 
4 –
Se tal fato está sendo apurado por esse órgão e se há previsão de aplicação de sanção à empresa “Oi”, em razão da exposição de dados confidenciais de sua clientela na internet.
 
5 –
Outros esclarecimentos que julgar pertinentes sobre a questão em comento. 
 
Audiência Pública – Vital também solicitou a realização de uma Audiência Pública na Comissão de Defesa do Consumidor, para discutir sobre a exposição. “Devido à gravidade do assunto, que envolve o nome da “Oi”, empresa considerada atualmente a maior no ramo de telefonia fixa no Brasil e, de outro lado, a exposição de dados sigilosos de milhões de usuários desse serviço no país, por esta concessionária na rede mundial de computadores, acreditamos que a ANATEL nos apresente com a maior brevidade essas informações solicitadas, pois vimos os direitos à privacidade de nossos consumidores violados”, declara o parlamentar.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

17115638376604643d0d721_1711563837_3x2_lg

Confiante em soltura, Robinho diz que passará a Páscoa em casa, segundo agentes

joaocampina

Montadora e Centro de Distribuição garantem investimentos de R$ 100 milhões e geração de 500 empregos em Campina Grande

unnamed-2-3

Luiz Couto declara apoio à pré-candidatura de Luciano Cartaxo em João Pessoa

ilamiltonsimplicio

Médico é preso em Piancó por agredir ex-esposa ao sair de audiência de divórcio

pagamentos1

Creci-PB: Prazo para pagar anuidade 2024 pelo valor original termina domingo

Luciano Cartaxo 2

Cartaxo diz que PT abre diálogo para candidatura  com perspectiva de vitória

Ruy, Vené, Efraim e Pedro no evento de apoio a Ruy

MDB e União Brasil Oficializam apoio a pré-candidatura de Ruy Carneiro em JP

Mãe de santo denuncia racismo religioso

MP notifica Uber após denúncia de racismo religioso praticado por motorista contra mãe de santo

renangiucelia (1)

Parceria entre CREA-PB e Mútua gera benefícios aos profissionais

Cida Ramos

Cida diz que está tranquila com fim de prévia e que está firme como única pré-candidata do PT