Em entrevista concedida na manhã desta quarta-feira, 19, ao BandNews Manaíra 1ª Edição, o deputado federal Frei Anastácio (PT) confirmou que vai disputar a reeleição para a Câmara Federal. A revelação do religioso cria uma disputa interna com outro sacerdote da igreja católica: o Padre Luiz Couto que abdicou de uma reeleição garantida para federal para atender a um pedido do partido e concorrer ao Senado em 2018. Foi o vácuo da saída de Couto da corrida pela Câmara Federal que Anastácio decidiu ocupar e foi eleito deputado federal.
Na conversa com Cláudia Carvalho e Cacá Barbosa, Anastácio revelou ter sido contra o lançamento de Luiz Couto ao Senado por entender que seriam poucas as chances de vitória naquele pleito. “Eu fui contra Luiz se candidatar a senador. Fui contra do início ao fim. Havia outras forças maiores e sabemos muito bem como alguns aliados se comportaram na campanha de Luiz Couto, mas eu não vou jogar bagulho no ventilador. Eu disse para ele continuar o mandato e eu iria para a reeleição de estadual e, modéstia à parte, eu tinha certeza de que não perderia. Mas, fui para federal com muito apoio do partido. Agora, eu não digo que vou para a disputa com Luiz Couto, mas quero que ele dispute porque ele vai ajudar no coeficiente eleitoral porque terá uma votação expressiva”, declarou.
Anastácio disse que vai para a eleição para força para lutar para se manter na Câmara Federal e manter as emendas parlamentares para a Paraíba: “Só para a Saúde, este ano, eu destinei mais de 50% das nossas emendas. São mais de R$ 15 milhões para ajudar na saúde do povo paraibano. Todos os hospitais regionais são contemplados com nossas emendas”. O parlamentar também citou que sua intenção é ajudar a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva a presidente em 2022. “Ele é o único que reúne apoio popular e político para vencer a eleição e tirar o Brasil da crise democrática e econômica que o Brasil vai passando”.
Ao ser questionando sobre a eleição estadual, o deputado não quis emitir opinião e disse que foi formado um Grupo de Trabalho Eleitoral no PT da Paraíba para definir as estratégias do próximo pleito: “Ainda vamos discutir isso. Estou muito mais disposto a lutar para manter os R$ 600 de auxílio emergencial para os paraibanos e pela vacina do que de focar na eleição”.
Confira a íntegra da entrevista de Frei Anastácio à BandNews.