Amorim vai à tribuna reclamar de defesa de nova antecipação da Mesa

As movimentações do presidente da Câmara Municipal, Durval Ferreira (PP), para viabilizar sua terceira eleição para o cargo e a segunda de maneira antecipada têm repercutido mal junto a vários vereadores de João Pessoa. A propósito das articulações, Geraldo Amorim (PDT) adiantou ao Parlamentopb que vai ocupar a tribuna hoje de manhã para expor as negociações que têm acontecido nos bastidores do legislativo: "Vou puxar essa discussão na tribuna porque a população precisa saber o que está acontecendo. Durval [Ferreira] me procurou na semana passada e pediu apoio para a reeleição antecipada dele e ofereceu um cargo na Mesa. Eu tentei desestimula-lo porque não vejo motivo para isso e acho que essa discussão fustiga os ânimos. Essa tese me dá arrepios. É um absurdo", disse o pedetista.

Outra iniciativa de Amorim é a reapresentação de um projeto de resolução que proíbe a reeleição do presidente da Casa de Napoleão Laureano. Por dois anos consecutivos, a proposta do vereador foi rejeitada pelos colegas, mas ele pretende reacender a discussão porque acredita que a possibilidade de ser reeleito aguça sobremaneira o interesse do chefe do executivo e gera crise entre os parlamentares.

Para possibilitar uma nova eleição antecipada na Câmara, Durval Ferreira teria que mudar o regimento interno da Casa. Ele diz que a eleição da Mesa Diretora só deve acontecer na última sessão do exercício, portanto, em 30 de dezembro de 2010. O presidente, contudo, diz já contar com 14 apoios para efetivar seu intento e, inclusive, apresentou a lista com os nomes de seus aliados na reunião de ontem da bancada aliada com o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho. Ouviu de Ricardo um veto à tese, mas não desistiu de concretiza-lo sob o argumento de que o governador José Maranhão (PMDB) poderia eleger o novo presidente da Câmara da capital. Até para Ricardo Coutinho, que deve disputar com Maranhão o Governo do Estado no ano que vem, a argumentação não tem cabimento.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.