Jeoás Farias

Jornalista e Consultor digital para sites e redes sociais. CDO da Sua Presença . Digital. Também é professor e palestrante.


Amor e Ódio #EmTemposdeRedesSociais

Uma pena ter que usar a palavra ódio aqui, mas é o jeito: este é um sentimento muito marcante – e frequente – nas redes sociais.

Não é raro que simples postagens se transformem em conversas que, por sua vez, podem evoluir para embates e brigas virtuais homéricas.

Política, Religião, Esporte e Artes são os principais assuntos que geram muita confusão.

Esse fenômeno tem dois grandes potencializadores: as bolhas virtuais e as fake news.

As pessoas tendem a viver focadas naquilo as rodeia (amigos, conhecidos, marcas, artistas, interesses diversos). Ao mesmo tempo, existe muita gente virtualmente próxima (amigos dos seus amigos, por exemplo), que pensa diferente de você, e essa multiplicidade de opiniões pode ser um combustível para confusões que pipocam a todo instante e, muitas vezes, se transpõem da rede social para o mundo real.

Uma dica de ouro: pense duas (três, quatro, quantas forem necessárias) vezes antes de postar ou se envolver em polêmicas sem solução.

Eu nunca vou te sugerir que não entre numa boa discussão (a avaliação do que vale ou não à pena é sua), mas tenha certeza que cada um quer carregar sua verdade como a única.

Aí, fica a pergunta: será que vale à pena se expor tanto?

Comentários