Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Alunos de Bayeux disputam título nacional de robótica com lixeira que produz gás natural

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Com um projeto que transforma lixo em energia, os alunos do SESI de Bayeux dão continuidade, a partir desta sexta-feira (6), em São Paulo, à trajetória em busca do título brasileiro do Festival SESI de Robótica. A equipe “Criadores do Amanhã” garantiu vaga na etapa nacional da competição com o primeiro lugar na categoria “Core Values” e a quinta colocação geral na seletiva disputada no mês passado, no Espírito Santo.

Para desenvolver a ideia, os alunos tiveram inspiração em soluções que deram certo fora do Brasil. “Eles se basearam em uma lixeira que é usada em Israel para gerar biogás. Pesquisaram como era o processo de transformar lixo orgânico, como resto de comida e casca de fruta, em gás metano”, explica o professor Wendel George de Carvalho, treinador da equipe.

Os alunos desenvolveram um protótipo para testar se a lixeira funcionava e usaram restos de alimentos e esterco de vaca para fazer a compostagem. Em três dias, a lixeira já produzia uma quantidade aproveitável de gás natural. A estudante Eloísa Guedes, de 15 anos, explica que a ideia é queimar o gás para produzir eletricidade, que vai alimentar os postes de iluminação pública da cidade.

Eloísa conta que os alunos tiveram que se superar para expor o projeto na capital capixaba, durante a seletiva. “A gente não pôde levar nosso protótipo no avião porque o gás metano é inflamável. Pensamos que talvez os juízes não gostassem do projeto porque não poderiam ver que ele é funcional”, conta.

A saída encontrada foi criar um vídeo mostrando cada detalhe do projeto. “A gente mostrou a garrafa com esterco, a garrafa com água e o sensor de gás, mostrando que o projeto realmente estava funcionando”, acrescenta a jovem.

Na hora de explicar os detalhes do projeto, a equipe ainda inovou ao fazer a demonstração em forma de um musical. E na categoria “Core Values”, o grupo utilizou uma referência de sua própria região: falaram da competição com por meio de uma poesia de cordel.

A competição

O Festival SESI de Robótica, que é o maior campeonato de robótica do Brasil, reunirá 100 equipes de todo o Brasil, formadas por estudantes de 9 a 16 anos, na categoria FIRST LEGO League, que utiliza robôs Lego para enfrentar os desafios desta temporada. A ideia é promover disciplinas, como ciências, engenharia e matemática, além da sala de aula. Este ano, os competidores terão que apresentar soluções inovadoras para melhorar, por exemplo, o aproveitamento energético nas cidades e a acessibilidade de casas e prédios.

O diretor de Operações do Departamento Nacional do SESI, Paulo Mól, ressalta que a elaboração dos projetos estimula a autonomia e o trabalho em equipe e contribui para a formação profissional dos alunos. “A questão do empreendedorismo é a base de todo o processo. Nesse torneio, uma das avaliações que é extremamente importante é a capacidade de empreender, de buscar coisas novas, de fazer com que o produto seja desenvolvido”, atesta.

 

 

Agência do Rádio Mais

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais