Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Aluno ganha na justiça o direito de matrícula na UEPB

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O juiz titular da 3ª Vara da Fazenda Pública de Campina Grande, Ruy Jander Teixeira da Rocha, concedeu a segurança e o pedido de liminar para garantir a Raiff Capistrano de Andrade o direito de convocação para efetivação de matrícula no curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O impetrante foi aprovado no Vestibular 2010, na 64ª posição, ficando em lista de espera. Após a convocação do 63º classificado, Raiff foi preterido pelos ocupantes das posições 79, 85 e 88, priorizados em virtude do sistema cotas para candidatos que realizaram o Ensino Médio em escolas públicas do Estado.

Nos autos do Mandado de Segurança nº 00120100214822, o magistrado declarou, ainda, a inconstitucionalidade dos artigos 1º e 2º da Resolução 06/2006, da Universidade Estadual da Paraíba, e do item 1.3 do Edital nº 02/2009, da Comissão Permanente de Vestibular (Comveste), de 15 de junho de 2009, que impediram o impetrante de ter acesso ao Ensino Superior, por meio de sua classificação.

O relator entendeu que a UEPB tem utilizado um sistema de reserva de vagas, com percentual de 50% do total de cada curso de graduação, voltado para os concorrentes aprovados em seu vestibular  que tenham realizado, integralmente, o Ensino Médio em escolas públicas do Estado da Paraíba. Ele afirmou que o fato caracteriza “uma situação esdrúxula em que uma classe de estudantes é discriminada de acordo com a especificidade de ser pública estadual a escola em que estudam”.

O juiz alegou, também, que o artigo 5º, caput, da Constituição Federal, que diz que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, não pode virar norma flexível, não se podendo distinguir alunos da rede pública de ensino do Estado da Paraíba, dos da rede privada e de todos os egressos de outros Estados ou de escolas municipais e federais.

Ele disse que reservar 50% destas vagas para esta categoria, “cria um grupo diferenciado e discriminado de alunos que concorre apenas entre eles mesmos, incentivando a ida para a escola pública estadual para facilitar concorrência do concurso vestibular, quando as ações afirmativas do Estado deveriam ser voltadas para melhoria da qualidade do ensino, com aperfeiçoamento e qualificação dos profissionais de educação”.

O magistrado aproveitou para explicar, em sua decisão, que não se tratava de questionamento sob o prisma da iniciativa de ações afirmativas para inclusão social, mas sob a adoção de política supostamente afirmativa que parece inadequada.

“Não é possível aceitar essa discriminação do sistema de cotas para alunos de escolas públicas estaduais, o qual tem mais o objetivo de suprir a omissão estatal na oportunidade de formação e educação eficaz para todos, do que implantar uma política com o fim de igualar os desiguais que, se assim são, é por culpa do próprio sistema de ensino na Paraíba, não por características próprias de um povo ou de uma classe social”, defendeu.

Além disso, ele explicou que o sistema instituído pela UEPB afronta o princípio da isonomia, proporcionalidade e razoabilidade.
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

foccotce (1)

TCE assume coordenação do Focco-PB e presidente destaca importância do fórum

pastedecarnecomacusar (1)

Deputados aprovam pastel de carne com açúcar como patrimônio imaterial da PB

vacinaferreira (1)

Vacinação contra dengue é suspensa na Capital até que Ministério da Saúde envie novas doses

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas

Acidente próximo ao viaduto do Forrock

Motociclista sofre parada cardíaca após acidente e é reanimado pela PRF na BR-230

Jucélio Dantas é acusado de assassinar kaliane Medeiros

Caso Kaliane: ex-namorado é condenado a 30 anos por homicídio e feminicídio