Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

ALPB realiza sessão especial sobre a greve do judiciário da PB

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A greve dos servidores do poder judiciário paraibano que já dura mais de um mês será discutida na próxima terça-feira(20), durante uma sessão especial na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). A propositura é da deputada estadual Nadja Palitot (PSL) e vai ocorrer a partir das 15h.

O objetivo dessa sessão é levar ao conhecimento dos parlamentares as reivindicações dos grevistas e mostrar a situação real dos serventuários da Justiça da Paraíba.

“Vamos levar ao conhecimento dos presentes o que está ocorrendo dentro do Poder Judiciário. Há uma disparidade salarial exorbitante e é justo que se faça pelo menos uma aproximação salarial da categoria dos serventuários com os magistrados”, disse Nadja.

De acordo com o presidente Associação dos Técnicos, Analistas e Auxiliares do Poder Judiciário da Paraíba (ASTAJ-PB), Celso Batista, na semana passada o Tribunal de Justiça apresentou uma proposta de reajuste na ordem de 6%, divididos em duas parcelas iguais para os meses de agosto e novembro deste ano, mas a categoria rejeitou a qual tratou como “aquém do esperado”.

Vão participar da sessão especial desta terça-feira, os técnicos, analista e auxiliares do Poder Judiciário da Paraíba, TJPB, MPF, MPE, MPT, OAB-PB, além de todos os sindicatos dos trabalhadores do judiciário paraibano.
 
Ilegalidade do movimento grevista

Na última quarta-feira(14), o pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba decretou a ilegalidade da greve aplicando multa R$ 5 mil por dia de paralisação, a cada sindicato que desobedecer à ordem judicial após a publicação da decisão no Diário Oficial.

Anunciada a decisão do TJ, o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Paraíba (Sinjep), informou que recorrerá da decisão do Pleno, quando a decisão for publicada no Diário da Justiça.

Sobre a greve

A decisão de parar as atividades por tempo indeterminado foi tomada no dia 26 de maio, quando a categoria realizou uma assembléia e um dia de paralisação de advertência. A greve foi iniciada no dia 7 de junho, com adesão de 90% dos servidores.

Entre as principais reivindicações da categoria estão a reposição salarial de 15% referente às perdas salariais entre o período de 2007 a início de 2010, um aumento de 33,32% por causa da expansão na jornada de trabalho e um novo plano de cargo, carreira e remuneração.

Na Paraíba existem 213 varas (cartórios) distribuídas em 78 comarcas. A estimativa é de que, em média, cerca de 800 audiências por dia vão deixar de ocorrer no estado.

Com a paralisação mais de 390 mil processos ativos em todo o estado da Paraíba, entre os penais, cíveis e de juizados especiais, deixam de ser movimentados. Em grande parte das comarcas a distribuição de novas ações está suspensa.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Carteira de trabalho 1

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego em 10 municípios, a partir de segunda-feira

Ataques aos Três Poderes

Maioria dos brasileiros é contra anistia para responsáveis pelo 8/1, aponta Datafolha

Gualter Ramalho

Presidente da Unimed JP anuncia ampliação de unidades de atendimento

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial. Ordem do dia.

Plenário analisa indicações da Presidência da República para diretorias de agências reguladoras e para a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Em pronunciamento,  senador José Maranhão (MDB-PB).

Foto: Pedro França/Agência Senado

Câmara faz homenagem póstuma ao ex-governador José Maranhão

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco