Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

ALPB debate produção sustentável e agricultura familiar livre de agrotóxico no Sertão

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Frente Parlamentar da Água e Agricultura Familiar da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou Audiência Pública, na manhã deste sábado (9), na Câmara de Vereadores de Cajazeiras, para discutir o novo modelo de agricultura familiar no Sertão paraibano, com foco em uma política pública de produção sustentável e livre de agrotóxico.

O evento foi comandado pelo deputado Jeová Campos (presidente da Frente Parlamentar da Água da ALPB) e teve a presença do secretário estadual da Agricultura Familiar, Luiz Couto; de prefeitos; vereadores; representantes de sindicatos de trabalhadores rurais, de associações comunitárias, de setores produtivos de vários municípios do Sertão paraibano; entre outros representantes da sociedade civil organizada.

Jeová Campos destacou que a Assembleia Legislativa entende ser extremamente importante investir e avançar neste segmento importante de produção do Estado, que é o setor da agricultura familiar. O deputado lembrou que a ALPB já realizou esse debate em Mamanguape e irá fazer também em Pombal, Catolé do Rocha e Sousa.

“Assim iremos construir um projeto que dê um tratamento diferente ao setor. Viver no campo é mais difícil do que morar nas cidades, quando se tem uma profissão definida. Então, é preciso a gente garantir a permanência do homem no campo, mas permitindo que ele tenha novas culturas, novas técnicas de trabalho, mais acesso ao crédito e ao Empreender para a agricultura familiar”, declarou.

O deputado ainda enfatizou a importância do debate para incentivar o cultivo livre de agrotóxicos, que tanto tem causado mal a população. “Hoje as pessoas estão tendo muitos problemas de saúde decorrente do uso de agrotóxicos. Portanto, a agricultura familiar é a porta de entrada para esse tempo novo. Esse encontro em Cajazeiras é o coroamento do trabalho que fizemos essa semana, a exemplo da Caravana que fizemos para inspecionar as obras do Eixo Norte do projeto de Transposição de águas do Rio São Francisco”, completou.

Durante a reunião, o secretário Luiz Couto anunciou investimentos para a produção agroecológica, com incentivos ao cultivo da cultura do algodão, a produção de energias renováveis, a caprinoovinocultura no semiárido; e ações de Educação no campo. Ele inclusive destacou investimentos para o projeto Cooperar no valor de 50 milhões de dólares, além da criação do Empreender da Agricultura Familiar do Estado.

“O projeto Cooperar vai atender 222 municípios, exceto a Capital. Já pedimos ao governador a criação do Empreender da Agricultura Familiar, para que o agricultor possa ter recursos e trabalhar na perspectiva de que possa ajudar a melhorar a produção. O nosso trabalho tem sido o de visitar cada território, conversando com os agricultores e recebendo propostas para buscar melhorias”, disse Luiz Couto.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

foccotce (1)

TCE assume coordenação do Focco-PB e presidente destaca importância do fórum

pastedecarnecomacusar (1)

Deputados aprovam pastel de carne com açúcar como patrimônio imaterial da PB

vacinaferreira (1)

Vacinação contra dengue é suspensa na Capital até que Ministério da Saúde envie novas doses

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas

Acidente próximo ao viaduto do Forrock

Motociclista sofre parada cardíaca após acidente e é reanimado pela PRF na BR-230

Jucélio Dantas é acusado de assassinar kaliane Medeiros

Caso Kaliane: ex-namorado é condenado a 30 anos por homicídio e feminicídio