Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

ALPB aprova inclusão da Procissão do Rosário de Pombal no Calendário Turístico da PB

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Procissão do Rosário de Pombal passará a fazer parte do Calendário Turístico e Cultural do Estado da Paraíba. A iniciativa, que foi aprovada por unanimidade no plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) nesta terça-feira (12), é fruto do Projeto de Lei 827/2019, de autoria da deputada Pollyanna Dutra, e coloca Pombal em destaque na rota turística e cultural do estado.

Conforme Pollyanna Dutra, o turismo da Paraíba não pode ser só de sol e mar. Para Dutra, é necessário levar ao conhecimento de todos as riquezas existentes no interior do estado. “Nossas cidades do interior do estado têm muito a contar. Precisamos contar essa história, a rica história dos paraibanos, e mostrar que nosso turismo não é só de sol e mar”, comentou.

Pollyanna Dutra ainda reforçou a importância da Procissão do Rosário para a história da Paraíba. “A procissão do Rosário de Pombal é secular e é tombada como patrimônio imaterial do estado. A igreja do Rosário tem quase 300 anos, foi construída por índios, escravos e homens livres em 1721, e a procissão lá realizada é a mais antiga do estado da Paraíba. É um reconhecimento mais que merecido. Nada mais justo, em face a toda essa história, do que colocarmos essa festa no calendário turístico da Paraíba”, complementou.

Após aprovação por unanimidade na Casa de Epitácio Pessoa, o projeto 827/2019, da deputada Pollyanna Dutra, seguirá para sanção por parte do governo do estado.

Tradição e Igreja do Rosário

Conforme registros históricos, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Pombal, antes de ser assim chamada, foi edificada como uma pequena capela sob o nome de Nossa Senhora do Bom Sucesso. Na sua construção, houve a participação de escravos, índios e homens livres, sendo esta a maneira mais direta de consolidar a religião entre os habitantes da região. Nas suas paredes, fortes traços do movimento Barroco Colonial podem ser observados.

A igreja do Rosário é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP). Sua preservação é definida por lei. Hoje, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Pombal é um marco histórico do primeiro núcleo colonial do Sertão da Paraíba. A igreja, que foi um marco da colonização do Sertão Paraibano, e foi construída em pedra e cal, mantém seu interior todo original, com retábulos em madeira dourada e policromada nos estilos barroco e rococó.

A Festa do Rosário de Pombal é a maior festa religiosa e sócio-cultural do alto sertão da Paraíba. Durante a festa, são resgatados alguns elementos da cultura nordestina como os Reisados, os Negros dos Pontões, os Congos, as feiras entulhadas de povo e vendedores de folheto, bonecos de barro e artesanatos. Toda esta riqueza merece estar inserida no Calendário Turístico e Histórico do Estado.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

torneira agua cozinha FOTO Pixabay

Cagepa suspende abastecimento de água em locais de João Pessoa, Santa Rita e Bayeux

mosquito dengue FOTO Pixabay

Rio Grande do Norte registra primeira morte por dengue em 2024

renancrea111 (1)

Presidente do Crea-PB apresenta ações em 100 dias de gestão

Central de Polícia em JP

Preso em João Pessoa correspondente bancário que aplicava golpes em aposentados

cometa do diabo FOTO caio correia observatorio nacional

“Cometa do Diabo” ficará visível no Brasil neste domingo; veja horário

mega sena agencia brasil

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 100 milhões

alagamento chuva cbtu

Chuvas intensas atingem Grande João Pessoa; há quedas de árvores e pontos de alagamento

coronavirus covid19 mascara FOTO Pixabay

Infogripe: Fiocruz aponta aumento de casos de síndrome respiratória na Paraíba

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande