Aldemir Santana recebe título na Assembleia

A Assembleia Legislativa da Paraíba concederá, às 17h desta quinta-feira, 23 de abril, no Plenário José Mariz, o Título de Cidadão Paraibano ao senador Aldemir Santana (DEM/DF). A propositura é do deputado estadual Zenóbio Toscano (PSDB), que quis homenagear o senador por sua atuação em favor do desenvolvimento econômico e pelos projetos voltados para a defesa do consumidor e incentivo ao micro e pequeno empresário.

De acordo com a justificativa do Título, o senador tem projeto, inclusive, para reduzir as taxas cobradas pelas operadoras de cartões de crédito.

Empresário no Distrito Federal, o senador Adelmir Santana exerce papel de liderança nos setores de Comércio e Serviços. Ele começou a trabalhar com cinco anos de idade, ajudando o pai no campo, decidindo aos 11 anos que queria ser político. Em 1964, como outros nordestinos, seguiu para o Distrito Federal em busca de oportunidade.

Hoje presidente do Sistema Fecomércio-DF, que agrega Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, SESC, Senac e Instituto Fecomércio no âmbito do DF, Adelmir dirige entidades que têm como missão contribuir, por meio do fortalecimento dos setores de Comércio e Serviços, para o desenvolvimento econômico, social e político do DF.

Nascido em 19 de abril de 1945, em Nova Iorque, no Maranhão, Adelmir Santana veio para Brasília em 1964. Na capital federal, formou-se em Administração de Empresas pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB), foi funcionário público e em 1971 deixou o serviço público para trabalhar em laboratórios multinacionais com filiais em Brasília. Atuou na indústria farmacêutica, e em 1986 ingressou, empresarialmente, no comércio farmacêutico. Casado com Maria José Santana, tem três filhos, Glauco, Cynthia e Juliana, e cinco netos. Com experiência e representatividade no segmento, Adelmir consolidou a rede de Drogarias Vison, no Distrito Federal.

Participante e ativista dos setores de Comércio e Serviços, Adelmir Santana acumula, ao longo dos anos, importantes cargos e condecorações. Atualmente, está à frente do Sistema Fecomércio-DF, em seu segundo mandato (2004/2010) e preside também o Conselho Deliberativo do Centro de Tecnologia de Software de Brasília (Tecsoft), o Conselho Consultivo da Associação Junior Achievement do DF (AJA/DF), além de compor importantes conselhos na área de Saúde e Desenvolvimento Econômico e Social ligados aos governos Federal e do DF. É vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Líbano-DF, e membro do Conselho Consultivo do curso de Administração da Universidade Católica de Brasília (UCB) e da Câmara de Comércio Brasil Portugal Brasília.

No âmbito nacional, Adelmir é presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, biênio 2007/2008. É vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), vice-presidente da Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico (ABCFARMA), presidente da Câmara de Comércio de Produtos Farmacêuticos da CNC, e membro do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional e do Conselho Consultivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ele faz parte do Conselho Deliberativo da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), criada, em fevereiro de 2005, pelo governo federal, com o objetivo de articular estratégias de política industrial visando o aumento da competitividade do setor produtivo. De 2005 a 2006, atuou como membro do Conselho Nacional de Saúde, como representante da CNC.
 

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.