Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ainda os debates em Rádios/Tvs e o “tamanho” das candidaturas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Em artigo anterior reportamo-nos sobre a programação de debates nas emissoras de rádio e de televisão com os/as candidatos/as a cargos eletivos, em especial os ditos majoritários, que, neste ano 2022, correspondem aos de presidente da República, governador(a) e senador(a).

Em relação às TVs sediadas na cidade de João Pessoa, e enquanto elaboramos estes escritos, o informativo radiofônico dá conta de que no domingo, 7 de agosto, a TV Manaíra/Band estará realizando seu 1º debate, enquanto que na 2ª feira seguinte (dia 8) será na TV Arapuan. Na TV Correio esse debate estaria para 29 de setembro (1º turno) e 16 de outubro (2º turno).

Antes já disséramos que os produtores desse tipo de programas buscam, obviamente, aumentar ou sustentar a audiência das respectivas emissoras, afora contribuírem para que a população melhor possa avaliar as propostas de cada candidato(a) e bem se decidir em quem votar. Mas – também dissemos – esses mesmos produtores lastimam a inexistência, no  sistema eleitoral brasileiro, de condicionamentos além daqueles de ser brasileiro(a), de idade e de filiação partidária. Não há pré-requisito, por exemplo, de um candidato a senador(a), que é o ápice da função parlamentar, já ter exercido um outro mandato legislativo. 

Disséramos naquele mesmo artigo, entretanto, reconhecer que “toda regra tem exceção”… mas, “é exceção”! A exigência de alguma experiência, por exemplo, de que para presidente da República já se tivesse exercido o mandato de governador(a), este aspecto funcionaria como que uma “vitrine” para que o(a) eleitor(a) melhor avaliasse a capacidade e potencialidade do(a) candidato(a) para um cargo de maior exigência de tirocínio governamental.

Todavia, aí estão, daqui a pouco, os debates nas rádios e tvs, como o já anunciado pela TV Globo para o dia 29 de setembro com os/as candidatos/as a presidente da República. Você, leitor(a), conhece Pablo Marçal?!… (Ah, sim! Conhece-o como “influencer digital” com mais de 3 milhões de seguidores!). Conhece Sofia Manzano?!… (Também a conhece, pois foi candidata a vice-presidente na chapa de Mauro  Iasi em 2014, que obteve 0,05% dos votos (48 mil de 143 milhões de eleitores). Conhece José Maria Eymael?!… (Sim! Claro! É o mesmo que já foi candidato a presidente nada menos do que 5 vezes e que em 2018 obteve 0,04% dos quase 150 milhões dos votos). Conhece Vera Lúcia?!… (Também sim! Ela foi candidata a presidente da República em 2018 e obteve 0,05% dos votos… e já foi candidata a prefeita de Aracaju por 4 vezes, sem êxito).

Qual mesmo o objetivo de candidatos/as a determinados cargos e que eles/elas próprios/as parecem saber que não têm densidade eleitoral para vitoriarem?!… O de tornarem-se conhecidos vislumbrando  outros projetos?!… Espelham-se naquele candidato que, para presidente da República na eleição de 1989, dizia “Meu nome é Enéas!” e que, só tendo obtido 0,05% dos votos e ficado em 12º lugar, depois veio a ser o candidato a deputado federal de São Paulo com “record” de votação?!… 

Há mais a dizer sobre este assunto, mas… 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Cida Gonçalves, ministra das mulheres, e João Azevêdo

João recebe ministra Cida Gonçalves e discute ampliação de políticas públicas em defesa da mulher na PB

Procon-JP fiscalização

Procon-JP notifica 19 postos após denúncias de aumento indevido no preço da gasolina

Relógios apreendidos na operação

Polícia prende em João Pessoa servidor do TJPE por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro

Jannyne Dantas

Justiça mantém prisão de Jannyne Dantas, ex-diretora do Hospital Padre Zé

Gaeco operação curandeiros II

Gaeco deflagra operação contra fraude para libertar presos de forma irregular

Corrida da fogueira em campina grande

Prefeitura de Campina Grande abre inscrições para Corrida da Fogueira

Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022.

MPPB e Procuradoria Regional Eleitoral discutem atuação de promotores nas eleições 2024

Violência contra mulheres, estupro

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

90101644-eef1-470c-865b-76d15822810a

Ministra das Mulheres participa de sessão um dia após “equívocos” do presidente da AL

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB