Brasília – Com o slogan "Bebida e Direção: Pule Fora Dessa", foi lançada ontem, pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a campanha de conscientização no trânsito durante o período de carnaval. O objetivo é incentivar a população que ingere bebidas alcoólicas durante as festas a buscar meios alternativos na volta para casa. A novidade será o lançamento de um aplicativo para iPhone.
Compõem a campanha, cartazes, folderes, peças publicitárias, além de um jingle gravado pela banda baiana Jamil e Uma Noites, o grupo Garota Safada e a cantora Preta Gil. Segundo o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, o governo quer passar a mensagem de conscientização em uma linguagem que se aproxime do público que brinca no carnaval.
“A ideia de usar bandas na campanha é levar, de uma forma natural, a conscientização para as pessoas que vão desfrutar do carnaval. Fazer com que elas saiam das festas cantarolando a música. Queremos que essa mensagem faça parte da cultura brasileira”, explicou o ministro.
A banda Jamil e Uma Noites, que compôs o jingle, falou sobre a preocupação de criar uma música que abrangesse todas as regiões do país. “Pensamos em compor algo que não fosse puramente baiano, que pudesse tocar em carnavais de todo o país, por isso ela tem uma sonoridade diferente. Tivemos também a preocupação de não criar uma composição muito didática, para não parecer institucional. A ideia é fazer com que as pessoas assimilem a música”, disse o vocalista Levi Lima. A música será veiculada em comerciais de TV, rádio e nas redes sociais.
Já o aplicativo para iPhone, chamado Onde Tem Táxi Aqui?, é um software que usa a base de dados do Google para buscar pontos ou empresas de táxi próximos ao local onde o usuário se encontra, disponibilizando o número do telefone da empresa. “Nós queremos que a população chegue em casa com segurança”, disse Ribeiro.
O aplicativo estará disponível a partir de domingo (12), na Apple Store (loja eletrônica da empresa fabricante do iPhone) e no site do Ministério das Cidades.
Agência Brasil