Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Agra inaugura nova rua Duque de Caxias e sede da Funjope

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

 Para marcar a primeira atividade do ano de 2011, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) entregou a população nesta sábado (01) mais dois espaços públicos. O calçadão da rua Duque de Caxias e a nova sede da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) foram inauguradas pelo prefeito da Capital, Luciano Agra, em solenidades que contaram com a participação do governador do Estado, Ricardo Coutinho.

 
A reforma da Duque de Caxias faz parte do Projeto de Recuperação das Calçadas, que inclui ainda passeios públicos de 14 vias da Capital. A iniciativa da Prefeitura é realizada através do Plano de Ações Integradas (PAI), com recursos de cerca de R$ 3 milhões.
 
Na solenidade, o prefeito Luciano Agra destacou a relevância dessa via para a mobilidade das pessoas no Centro da cidade. "A Duque de Caxias unifica a praça Venâncio Neiva, a praça Rio Branco e o Ponto de Cem Réis. Vamos prosseguir recuperando mais passeios públicos em João Pessoa, realizando obras também nas ruas Guedes Pereira e Padre Azevedo, chegando também ao Terminal de Integração", disse.
 
O prefeito lembrou que a Duque de Caxias precisava receber melhorias "para completar o elenco de obras que estão sendo realizadas no Centro da Capital".
 
Segundo Agra, essa é a primeira grande etapa de obras no Centro, depois a Prefeitura vai partir para a aquisição de alguns imóveis, que são de valor histórico, para restaurá-los. "Nós não ficamos ficar apenas na recuperação dos arruamentos, vamos partir para os prédios também, que estão em ruínas", revelou.
 
A recuperação da Duque de Caxias agradou a quem transita diariamente pela via. A estudante Alessandra Natália, que mora no Centro, elogiou a obra. "Agora João Pessoa parece uma Capital. Está cada vez mais bonita", disse. Para ela, o que mais chamou a atenção no local foi arborização realizada pela Prefeitura, com o plantio de diversas palmeiras nessa via pública.
 
A funcionária pública Lúcia Mesquita, moradora do Funcionários II destaca que a cidade está mudando para melhor a cada dia. "A recuperação da Duque de Caxias vai ser bom para toda a cidade, pois se torna mais um espaço público devolvido à população, beneficiando também os comerciantes da área", afirma. Lúcia elogiou a nova iluminação e arborização do local.
 
Ao todo, são 23 mil metros quadrados de calçadas restauradas, com implantação de sinalização táctil para auxílio de pessoas portadoras de deficiência visual. A solenidade contou ainda com o descerramento da placa da estátua de Duque de Caxias, que passa a compor a estrutura da via pública.
 
Sede da Cultura – Além da reforma da Duque de Caxias, foi inaugurada neste sábado (01) a restauração da sede da Funjope, instalada no antigo prédio onde funcionava a sede social do Esporte Clube Cabo Branco, no Centro. O prédio foi completamente recuperado respeitando as características históricas, e propiciando ao órgão municipal um espaço bem estruturado e localizado na área central da Capital.
 
Para o prefeito Luciano Agra, a Funjope firmou-se como uma grande incentivadora da produção cultural em João Pessoa, mudando o perfil das atividades culturais na cidade, e por isso merecia a bastante tempo uma sede. "Com essa obra, conseguimos unir dois objetivos, um que foi salvar o prédio, que tem muita história para ser devolvido à cidade, com sua arquitetura original recuperada. O outro é de propiciar a Funjope uma sede bem estruturada e em posição estratégica", destacou.
 
O diretor presidente da Funjope, Milton Dornelas, participou da solenidade e destacou a necessidade da entidade possuir um espaço apropriado para continuar desenvolvendo ações voltadas para fortalecer a cultura e as artes na Capital.
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Banco do Nordeste nomeia novo superintendente na Paraíba

Prefeito paraibano fala de “infelicidade” de ter filhos autistas e servidora acrescenta: “São doidos”

Anteriores

imagem_2024-06-25_131911480-2

Juiz suspende reunião do PSOL que decidiria pelo apoio a Cartaxo

prefeito

Opinião: Atriz atua e não substitui responsabilidade social de gestor

onibus

Ônibus colide com poste no bairro dos Bancários, em João Pessoa

concurso-policial-penal

MPPB, secretarias e sindicato deliberam sobre concurso para policial penal

banheiro

Suspeito de estuprar mulher durante festa de São João em Santa Rita é preso nesta segunda

Dinheiro muito

Prazo para 16 ganhadores do Nota Cidadã resgatarem R$ 40 mil em prêmios termina dia 20

João Almeida, foto divulgação

Ex-vereador João Almeida está internado após cirurgia cardíaca

Programa Justiça 4.0

Programa Justiça 4.0 abre 35 vagas de trabalho

INSS na Paraíba

Servidores do INSS na Paraíba entram em greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira

Celso Batista e Luciano Cartaxo

PSOL decide hoje se mantém pré-candidatura de Celso Batista ou apoia Luciano Cartaxo