Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Advogados criminalistas criam associação na Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (ABRACrim), regional Paraíba, foi criada na manhã da última sexta-feira com o objetivo de congregar os advogados criminalistas paraibanos para o fomento da discussão do papel e da importância da advocacia criminal perante a sociedade. A ABRACrim, regional Paraíba, teve sua criação oficializada na manhã desta sexta-feira, 11, durante solenidade realizada no Fórum Criminal, em João Pessoa. No evento – que contou com a participação dos advogados criminalistas e do Juiz de Direito Carlos Beltrão (representando a magistratura paraibana) – foi apresentada a diretoria provisória da entidade e prestada uma homenagem ao advogado Vital do Rego pela sua atuação por mais de 50 anos na advocacia criminal.

"Essa trajetória o torna um símbolo de inspiração para todos os advogados que enveredam pela área criminal", frisou o advogado Sheyner Asfora.

A criação da regional paraibana passou a ser idealizada no ultimo mês de outubro – pelo advogado criminalista Sheyner Asfora – durante Encontro Nacional da ABRACrim realizado na cidade de Aracajú/SE. Naquela oportunidade, foi requerida a inscrição da Paraíba para receber uma representação local da associação. Para isso, ficou estabelecida uma diretoria provisória, composta por 20 conselheiros, para ficar responsável pela implantação da entidade. O advogado criminalista Felix Araújo Filho foi nomeado para a presidência e o advogado Sheyner Asfora para a vice-presidência.
 
Para o presidente da ABRACrim/PB Félix Araújo Filho, “esta é uma instituição que chega com um compromisso profundamente democrático com a sociedade, com a discussão permanente das tensões entre as circunstâncias de segurança publica e as salvaguardas constitucionais. Com isso, defendemos a necessidade de um debate permanente, de uma reflexão em torno dos principais temas que dizem respeito ao operador do direito criminal”, disse Felix Araújo.
 
Para o vice-presidente, Sheyner Asfora, a ABRACrim/PB terá o objetivo de, com organização e planejamento, tornar a advocacia criminal paraibana atuante, forte e respeitada. “Vamos trabalhar pela união dos advogados criminalistas buscando, ao mesmo tempo, uma maior aproximação com o Ministério Público e a com a Magistratura para a discussão dos problemas que enfrentamos no cotidiano, pois esta trindade forma, de fato, a Justiça criminal, cada um com a sua independência e liberdade, mas prevalecendo, sobretudo, o respeito nessa relação igual e sem hierarquia”, destacou Asfora. Ainda segundo Sheyner, o apoio da OAB/PB, através do seu presidente José Mário, foi fundamental e decisivo para a implantação da ABRACrim na Paraíba.

José Mário Porto Júnior, que também participou da solenidade, sendo o primeiro a assinar a Ata de criação da ABRACrim/PB, em seu discurso prestou uma homenagem ao advogado Vital do Rego, recebendo o apoio de todos os presentes, fazendo votos para o pronto restabelecimento da saúde daquele tribuno, para que ele volte a atuar nas tribunas forenses. Para o representante da OAB, a regional paraibana da ABRACrim vai criar um centro de congregação e estudos para que os advogados criminalistas no Estado possam discutir seus problemas, fazendo seus planejamentos. “A categoria só vem a ganhar com esta instituição, pois só com esta união é que podemos prosperar”, complementou. Em seguida, José Mário Porto informou que iria reservar uma sala no prédio da OAB/PB para servir como sede da representação paraibana da ABRACrim. “Sei que vão encontrar dificuldades no começo, mas as coisas vão se adequando com o tempo”, acrescentou.

A meta inicial da associação na Paraíba, segundo o presidente Felix Araújo, é começar o processo de filiação de integrantes na associação. Para isso, será desenvolvido um plano estadual. “Vamos visitar diversas cidades do Estado, principalmente os centros de maior agregação de atuação profissional de advogados. A partir disso, concentraremos o contato com os profissionais para o fortalecimento dos quadros da associação”, disse.
 
Os advogados criminalistas paraibanos, interessados em conhecer e se associar a ABRACrim/PB, podem entrar em contato com o advogado Sheyner Asfora, pelo e-mail: [email protected] além de visitar a página da instituição na internet: www.abracrim.adv.br.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Relógios apreendidos na operação

Polícia prende em João Pessoa servidor do TJPE por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro

Jannyne Dantas

Justiça mantém prisão de Jannyne Dantas, ex-diretora do Hospital Padre Zé

Gaeco operação curandeiros II

Gaeco deflagra operação contra fraude para libertar presos de forma irregular

Corrida da fogueira em campina grande

Prefeitura de Campina Grande abre inscrições para Corrida da Fogueira

Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022.

MPPB e Procuradoria Regional Eleitoral discutem atuação de promotores nas eleições 2024

Violência contra mulheres, estupro

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

90101644-eef1-470c-865b-76d15822810a

Ministra das Mulheres participa de sessão um dia após “equívocos” do presidente da AL

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria