Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Advogado cita relatório do Ibope e diz que houve dois resultados distintos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O advogado Fábio Andrade, da Coligação Uma Nova Paraíba, apresentou hoje no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) uma representação eleitoral contra o Ibope por causa da pesquisa sobre intenções de voto para o Governo da Paraíba divulgada na última sexta-feira, 27. Ele acusou a existência de uma manipulação dos números e disse que houve migração de votos de um candidato para outro.

– A representação se baseia em provas documentais a que tivemos acesso e que demonstram uma clara fraude na pesquisa do Ibope. Há documentos do próprio Ibope que mostram uma situação bastante inusitada: ou existem dois relatórios para uma mesma pesquisa com resultados divergentes ou foram produzidas duas pesquisas no mesmo período e elas apresentaram resultados diferentes. O instituto, não se sabe com que critério, escolheu essa que foi divulgada.

Andrade não citou os números aos quais teria tido acesso e explicou que a legislação não permite a divulgação da aferição. Segundo ele, contudo, os dados foram apresentados ao TRE para que sejam apuradas as supostas irregularidades.

– O que posso dizer é que houve uma migração de votos de um candidato para outro e isso não se justifica porque não foram dois institutos com metodologias diferentes. É o mesmo instituto que apresenta dois relatórios, com coincidências até nas páginas, o que está na página 16 de um, está na página 16 do outro. A única diferença é o quantitativo de pessoas entrevistadas e oresultado, que aponta uma diferença bastante grande em um e o resultado é diferente no outro.

Caso o TRE da Paraíba acolha a representação promovida pela Coligação Uma Nova Paraíba, o Ibope pode ser multado e seu responsável ser punido até mesmo com prisão.

– O prejuízo para Ricardo Coutinho  é evidente, mas há um prejuízo também para a população paraibana. Sempre se disse que a pesquisa Ibope erra. Nunca bate com o resultado das urnas. Com base nestes dados que tivemos acesso e entregamos ao TRE, observamos que não há erro, mas sim manipulação de resultados.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais