Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Adriano e os bastidores da eleição da ALPB

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Nesta terça-feira, 7, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino esteve no programa Muito Mais da TV Manaíra e deixou escapar algumas informações importantes sobre a movimentadíssima eleição para a mesa diretora da Casa Epitácio Pessoa. Uma delas é que Tião Gomes, que renunciou à candidatura a presidente, será o candidato a vice na chapa de Branco Mendes, para o primeiro Biênio. Já para o segundo, quando Adriano encabeçará a disputa, o vice ainda está indefinido. A escolha vai recair entre Chico Mendes, deputado novato do PSB e Felipe Leitão, do Progressistas.

Ontem de manhã, Adriano e Branco reuniram seus apoiadores para um café da manhã tão cheio de conversas e articulações que o presidente da ALPB não teve tempo nem de comer. Ele estava até a hora do MM de jejum.

Outro detalhe revelado por Adriano foi de que os Republicanos já têm 29 apoiadores atualmente e devem chegar a 30 até o fim do ano. Mas a meta do presidente é altíssima, ele quer repetir o feito de 2019 quando conseguiu ser eleito por unanimidade. Por isso, fez de conta que não tomou conhecimento das críticas de Eduardo Carneiro e disse que vai buscar uma conversa com o deputado do Solidariedade para fazê-lo desistir da disputa e embarcar no projeto Republicano.

Mas, se formos julgar pela nota emitida por Eduardo na última segunda-feira, essa paz é improvável. O deputado que quer ser presidente da ALPB criticou os Republicanos, acusou o partido de querer monopolizar o controle do legislativo estadual e até mesmo de blefar com a relação de apoiadores. Outro que se mantém candidato contra Branco e Adriano é Inácio Falcão, do PCdoB, que integra também a base do governador João Azevedo.

Taí outro ponto interessante da conversa de Adriano. Ele garantiu que o governador está comprometido com os Republicanos para a presidência da ALPB e que vai ajudar a construir o consenso.

E finalmente uma questão não poderia ficar de fora da entrevista. O apelo público feito pelo presidente do TCE da Paraiba, Fernando Catão surtiu efeito e Adriano garantiu que as contas do ex-governador Ricardo Coutinho de 2018, 2017 e 2016 serão colocadas em tramitação na ALPB que deverá decidir se mantém o entendimento do tribunal de rejeitar os balancetes ou não. Da mesma forma agirá com as contas de 2019 e 2020 de João Azevedo, igalmente reprovadas no TCE. Mas, isso ficará para 2023. Por ora, os deputados vão se ocupar da LDO e também, é claro, da eleição dos presidentes da Casa de 2023 a 2026.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino