Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Adiada audiência com procurador para esclarecer o afastamento de servidores

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O deputado estadual Romero Rodrigues informou que o procurador-geral de Justiça da Paraíba, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, estará a convite do parlamentar participando de uma audiência pública dentro em breve, na Assembleia Legislativa, devidamente foi aprovada pelo Poder Legislativo, a fim de discutir as recomendações do Ministério Público com referência à recomendação aos prefeitos dos 223 municípios da Paraíba para que exonerem até o dia 31 de julho, os servidores contratados sem aprovação em concurso público. Anteriormente a audiência aconteceria na próxima semana, mais precisamente na segunda-feira, mas foi adiada. Em breve será marcada uma nova data.

O convite foi feito pessoalmente ao procurador em audiência que contou com as presenças da presidenta, do secretário e do consultor sindical da ASPRENNE (Associação dos Servidores Públicos das Regiões Norte/Nordeste), respectivamente, Tânia Feitosa, Olavo Rodrigues e Gilson Nunes, na sede da Procuradora em João Pessoa. Na audiência, o deputado convidou o representante da procuradoria da Justiça a se fazer presente e Oswaldo Trigueiro imediatamente aceitou o convite, e disse que será uma ótima oportunidade para prestar outros esclarecimentos que a sociedade desejar.

Na oportunidade Romero destacou a importância da discussão da questão na sede do Poder Legislativo a fim de se esclarecer a dúvidas com referência a recomendação para a aplicação e de afastamento dos servidores públicos será tratada caso a caso, e “visa corrigir excessos e abusos por parte dos gestores”, conforme as palavras do procurador, que acrescentou que os servidores que têm mais de 5 anos, 10 anos nessa condição, terão os casos tratados individualmente e que essas pessoas poderão não ser atingidas. O procurador esclareceu a Romero e a ASPRENNE que a recomendação é para corrigir abusos.

Romero e a ASPRENNE foram procurar o representante da Lei como forma de esclarecer e tranqüilizar os servidores públicos, preocupados com as informações publicadas na Imprensa. Destacou-se que a medida segue a orientação específica da Procuradoria de Justiça, tomando por base a Lei 9.784/99, e a possibilidade de regulamentação através da PEC 54/99, em tramitação no Congresso Nacional e outras providências de ordem jurídica.

O procurador afirmou que é preciso compreender que a recomendação é para as prefeituras que estão sobre o manto da ilegalidade, nesse ponto de vista das contratações, e não se pode fazer de uma situação excepcional, uma situação de regra.

Salientou o procurador que, a recomendação teve início a partir de denúncias feitas à Comissão de Combate à Improbidade, relativas à situação de municípios que funcionam, com mais de 50% de seu efetivo, com servidores de forma terceirizada, com contratações de forma excepcional e com comissionados. Acentuou que as prefeituras passaram a estabelecer como regra, o que, para a Lei, deve funcionar de forma excepcional.

Disse aos visitantes que essa recomendação veio em boa hora, em função da necessidade de se conter alguns desvios e equívocos que estavam acontecendo nas prefeituras. Situações que não podem ocorrer em virtude da quantidade de concursos públicos que foram feitos sem os seus devidos chamamentos, sem a atenção necessária aos concursados.

Oswaldo afirmou também que já foi procurado por alguns gestores, que desejam se adequar a recomendação, a exemplo de algumas prefeituras, que já estão promovendo concursos públicos para regularizar a situação dos servidores. Finalmente, Romero agradeceu a forma como a comitiva foi recebida pelo procurador e os esclarecimentos prestados na oportunidade e que certamente serão ampliados quando da audiência pública na Assembleia Legislativas do Estado.
 
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

UEPB: uma crise democrática

Confusão continua: TRE nega ter chancelado posse de Raissa Lacerda na Câmara

Anteriores

zezo rai saia rodada luan

São João de Bananeiras tem Xand Avião, projeto A Vontade e outras atrações

gate policia militar pb

Operação prende em João Pessoa um dos criminosos mais procurados da Justiça do Amazonas

Brasília - 22.05.2023 - Foto da Fachada do Congresso Nacional, em Brasília. Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil

Lula classifica de insanidade proposta que equipara aborto a homicídio

reporter mauricio ferraz

Fantástico repercute desabamento no Up Garden, em João Pessoa, que deixou 44 feridos

celular FOTO Pixabay

Jovem é morto em SP após ir a encontro marcado por aplicativo

lula presidente FOTO ricardo stuckert presidencia da republica

Brasil está pronto para acordo Mercosul e União Europeia, diz Lula

janones deputado FOTO renato araujo camara dos deputados

STF tem maioria para tornar Janones réu por postagens contra Bolsonaro

carretas pegam fogo br101 mamanguape 140624

Carreta que pegou fogo na PB continua na rodovia, parcialmente interditada, e motorista morre no hospital

henrique e juliano FOTO insta

Henrique e Juliano se apresentam no São João de Campina Grande, neste sábado

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 47 milhões