Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Acusado de tentativa de homicídio contra esposa vai a novo julgamento

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Por reconhecer que a decisão proferida pelo Tribunal do Júri da 1ª Vara da Comarca de Sousa, que absolveu Francisco Formiga dos Santos do crime de tentativa de homicídio qualificado, foi manifestamente contrária a prova dos autos, a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba, em sessão realizada na tarde dessa quinta-feira (08), por unanimidade, deu provimento ao apelo do Ministério Público estadual para cassar a decisão e submeter o ora apelado, a novo julgamento na forma da lei. O relator do processo 0001381-18.2014.815.0371 foi o desembargador João Benedito da Silva.

Consta da denúncia que no dia 8 de fevereiro de 2014, por volta das 17h30min, na rua do Gordinho, próximo a Ponte, cidade de Sousa, o acusado atentou contra a vida de sua esposa, Vanessa Jéssica Xavier, por motivo fútil e utilizando de meios que impossibilitaram a defesa da vítima que há dois anos era casada com o acusado. Devido as contínuas agressões por parte de seu cônjuge, houve a separação de fato.

Ainda de acordo com a denúncia, após 15 dias de separação, não conformado com o término do relacionamento, e, buscando constantemente a vítima, o acusado abordou Vanessa Jéssica, implorando para que a mesma reatasse a relação, alegando que se a vítima não fosse dele não seria de mais ninguém e que, caso sobrevivesse, a mataria em outra oportunidade. Extrai-se, também, da peça acusatória que o acusado desferiu cinco facadas na vítima, sendo este o meio que impossibilitou a sua defesa, fatos comprovados através de laudo de constatação de ofensa física.

Concluída a instrução processual, o Juízo a quo proferiu decisão de pronúncia, submetendo o réu Francisco a julgamento popular, por entender estarem presentes a materialidade e os indícios suficientes de autoria do crime previsto na denúncia.

Em face da decisão de pronúncia, o réu interpôs recurso em sentido estrito, o qual foi desprovido. Submetido ao Júri Popular, o acusado foi absolvido, nos termos do artigo 386, inc. VII, do Código de Processo Penal (CPP), da acusação prevista no artigo 121, § 2º, I e IV, c/c o art. 14, II (tentativa de homicídio qualificado), ambos do Código Penal.

O representante do Ministério Público, em face de sentença absolutória, interpôs a apelação, alegando que a decisão do Conselho de Sentença foi manifestamente contrária a prova dos autos. Suplicou para que o réu fosse submetido a novo julgamento. Em seu recurso, o apelante invoca, como fundamento recursal, o permissivo insculpido no artigo 593, inciso III, Alínea “d”, sob a alegação de que o veredicto popular foi proferido em total dissonância com as provas constantes dos autos.

O relator do processo, ao analisar cuidadosamente as razões da acusação e comparar com as provas dos autos, observou que a pretensão do Ministério Público deveria ser acolhida. O magistrado esclareceu que para decidir pela nulidade da decisão do Tribunal Popular, sob a assertiva de ser esta manifestamente contrária a prova dos autos, faz-se mister que o conjunto probatório contido nos autos aponte, de forma irrefutável, que a decisão adotada fora divorciada, por inteiro, das provas colhidas. A exigência visa preservar o princípio constitucional da soberania dos seus veredictos.

“Pelas provas colhidas, restou demonstrado que a decisão do Júri foi manifestamente contrária ao acervo probatório constante no caderno processual, tendo em vista que o Conselho de Sentença reconheceu que o réu foi o autor das lesões causadas à vítima, não sendo consumado o delito por circunstâncias alheias a sua vontade e, logo em seguida, tendo respondido ‘sim’, ao quesito de que o réu deve ser absolvido, estando, portanto, em desarmonia com os elementos probatórios”, ressaltou o relator.

O desembargador João Benedito da Silva reforçou que é contrária a prova dos autos decisão proferida pelo Conselho de Sentença que não se assenta nos elementos de convicção dos autos, tornando-se necessária a anulação da decisão do Tribunal Popular, nos termos da regra disposta no artigo 593, inc. III,  “d”, do Código de Processo Penal.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

17115638376604643d0d721_1711563837_3x2_lg

Confiante em soltura, Robinho diz que passará a Páscoa em casa, segundo agentes

joaocampina

Montadora e Centro de Distribuição garantem investimentos de R$ 100 milhões e geração de 500 empregos em Campina Grande

unnamed-2-3

Luiz Couto declara apoio à pré-candidatura de Luciano Cartaxo em João Pessoa

ilamiltonsimplicio

Médico é preso em Piancó por agredir ex-esposa ao sair de audiência de divórcio

pagamentos1

Creci-PB: Prazo para pagar anuidade 2024 pelo valor original termina domingo

Luciano Cartaxo 2

Cartaxo diz que PT abre diálogo para candidatura  com perspectiva de vitória

Ruy, Vené, Efraim e Pedro no evento de apoio a Ruy

MDB e União Brasil Oficializam apoio a pré-candidatura de Ruy Carneiro em JP

Mãe de santo denuncia racismo religioso

MP notifica Uber após denúncia de racismo religioso praticado por motorista contra mãe de santo

renangiucelia (1)

Parceria entre CREA-PB e Mútua gera benefícios aos profissionais

Cida Ramos

Cida diz que está tranquila com fim de prévia e que está firme como única pré-candidata do PT